setembro 28, 2006

ECS/EPPC 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade – Escola, Projeto Pedagógico e Currículo – A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade:1
Pólo: Alvorada

Minha História:
“Professora por insistência de meus pais”
“Aluna da UFRGS por insistência de minhas irmãs”

Quando terminei o ensino fundamental, em 1976, meu pai disse que o ideal seria eu cursar o magistério como minhas irmãs Elaine e Ivana, por ser uma profissão a qual nós sempre teríamos emprego. Acho que na verdade ele sempre teve orgulho de dizer que suas filhas eram professoras.
Fui fazer o magistério no Dom Diogo de Souza. No primeiro, segundo e terceiro ano, fiz o primeiro ano. Entenderam? Não? Só queria namorar, tomar vinho, matar aula. Resultado: fui fazer contabilidade numa escola próxima a Alvorada, onde residia. Dediquei-me muito aos estudos, afinal era o que eu queria, trabalhar num escritório. Naquele mesmo ano conheci o Sergio. Namoramos e resolvemos noivar. Daí, novamente meu pai veio com aquela história e me convenceu a seguir a carreira de professora, já que eu estava noiva e pretendia me casar em breve. Concluí os estudos, me casei e segui lecionando em Alvorada (no próximo ano, em fevereiro, completaremos vinte e cinco anos de casamento). Nasceu o Felipe e quando a Renata nasceu eu parei de trabalhar. Dois anos depois nasceu o Lucas, no mesmo ano meu pai faleceu e eu seguia cuidando dos três filhos, do marido e da casa.
Viemos morar no Menino Deus (bairro que eu adoro e que tem uma história bem legal), em Porto Alegre.
Passaram-se doze anos.
De repente, minha mãe me disse: - Solange, como os teus filhos já estão bem crescidos, porque tu não fazes o concurso para o magistério?
Eu não dei muita importância e ela seguia insistindo, muito na verdade. E eu para satisfaze-la resolvi aceitar. Ela ficou cuidando e me informando a respeito das datas e locais de inscrições e provas. Inscrevi-me, fiz a prova e para minha surpresa... Passei. Ingressei no Magistério Público Estadual em novembro de 1997, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que fica no bairro Azenha, bem pertinho da minha casa, onde estou trabalhando até a presente data.
Em Alvorada trabalhei com segunda série durante quatro anos. Nunca havia entrado numa primeira série. Já no Duque, uma colega insistiu e me mostrou que seria o máximo trabalhar com ela paralelamente e que ela me ajudaria. Assim o fez. No início tive muito medo. Que responsabilidade! Mas à medida que o tempo ia passando eu ia ganhando mais confiança em mim mesma.
Para que fique registrado aqui: Tudo o que sei hoje e continuo aprendendo foi e está sendo transmitido por colegas as quais tenho um carinho e gratidão muito grande.
E hoje eu digo com forte convicção que ser professora alfabetizadora é a maior gratificação de todas, pois temos diante de nós e de imediato o resultado de nosso trabalho.
Tenho medo de ... Não conseguir fazer um bom trabalho.
Quero dialogar sobre... Teorias e práticas de ensino e aprender muito...
Não tenho ousadia para iniciar, só para seguir em frente e se não fosse pelas minhas irmãs Ivana insistir e Elaine fazer e pagar a minha inscrição para o vestibular da UFRGS, hoje eu não estaria aqui contando a minha história a vocês.
Agradeço aos meus pais e irmãs que sempre acreditaram e nunca desistiram de mim. Ao Sergio, Renata, Lucas, Felipe e Guta, por estarem agora nessa nova trajetória ao meu lado sempre me dando a maior força.

setembro 18, 2006

O poder da lua

Se a lua tem um poder enorme sobre você,
que te deixa perplexo com a sua beleza e a energia positiva que te passa,
se você está estressado ou triste e olha para uma lua maravilhosa e se tranquiliza,
se a lua te faz pensar, refletir e achar a soluçao para diversos problemas que quando está em outro estado de espiríto você não encontraria,
se assim como a lua você tem fases,
tem horas que está bem feliz e minutos depois fica triste e depois fica alegre de novo,
então seja bem vindo... Aqui é o seu lugar!!!

setembro 08, 2006

Poema para relaxar


Desejos
"Desejo a você fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Noite de lua cheia
Rir como criança
Ouvir o canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de amor
Que nunca será rasgado
Tomar banho de cachoeira
Cheirinho da terra molhada com a chuva
Pôr-do-sol na roça

E muito carinho meu".
(Carlos Drummond de Andrade)

Pôr-do-sol no Guaíba.