outubro 31, 2006

ECS7 - Marx & Engels

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológica - A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade:7
Pólo: Alvorada

Marx e Engels
Karl Heinrich Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx.

Karl Marx iniciou seus estudos sobre filosofia materialista, o idealismo de Hegel, do qual foi discípulo, e a história pelas relações sociais. Formulou uma nova visão do mundo, criando para isso uma nova filosofia, o materialismo dialético. O Materialismo Dialético consiste numa visão materialista do mundo. Marx fora perseguido e exilado diversas vezes devido às suas atitudes. Uma vez exilado na França ele conheceu outro jovem revolucionário chamado Friedrich Engels. Engels logo se tornou amigo íntimo de Marx, ajudando-o a construir toda sua obra, além de lhe auxiliar financeiramente.

Segundo Marx/Engels, todas as sociedades até os dias de hoje tiveram suas histórias baseadas nas lutas de classes. Na Grécia antiga eupátridas (cidadãos nobres) versus metecos (estrangeiros) e escravos, no Império Romano patrícios versus plebeus, na Idade Média, servo versus senhor, e, finalmente, na era contemporânea, burguesia versus proletários. Ou seja, a história da humanidade é a história do antagonismo de classes, dos exploradores e dos explorados.

A frase que sintetiza o socialismo é:
“De cada um, segundo sua capacidade, a cada um segundo seu trabalho".
O Comunismo. Quando terminadas todas as transformações empreendidas pelo socialismo, o Estado deixará de existir e as classes sociais também. Na sociedade comunista não existirá explorado ou explorador, não haverá desigualdade social nem poder ou opressão de um indivíduo sobre o outro. Todas as profissões serão igualmente valorizadas, e todos contribuirão no que puderem nas tarefas dessa sociedade. Note que o comunismo é a etapa final, sendo o socialismo somente uma etapa necessária para empreende-lo.

A frase que sintetiza o comunismo é: "De cada um, segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades".
Algumas perguntas freqüentes: Se o comunismo é algo tão bom por quê falam tão mal dele? Simples, é necessário entender que essas ideologias contrárias ao comunismo são criadas pela mídia (conjunto dos meios de comunicação). Quem controla os meios de comunicação são os grandes empresários (burgueses), e é claro que para os burgueses não é interessante construir um mundo justo, comunista, mas sim perpetuar toda essa selvageria capitalista, pois ela lhes garante o poder e o dinheiro.

ECS2



Quando visitei os sítios e blogs percebi a importância dos mesmos para o enriquecimento de nossas aulas, tanto para nós professores como para nossos alunos. Há trocas e integração. Chamou-me atenção um blog em especial, onde alunos de uma escola daqui do Brasil trocava com alunos de uma escola lá de Portugal. Um dia assistindo ao Jornal do Almoço, na RBSTV, fiquei super empolgada com uma entrevista em que os alunos da 3ª série de uma escola daqui do RS se correspondiam com alunos de SP, por carta (papel). Fui pra escola e comentei com as colegas que seria muito legal fazermos esse tipo de atividade. Agora eu vejo a dimensão de toda essa tecnologia. Imaginem quando eu tiver um ambiente informatizado lá na Escola. Ninguém vai me segurar...

outubro 30, 2006

Dando uma pausa





Ontem dei uma paradinha para comemorar meu niver...

outubro 24, 2006

ECS6

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológica - A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade: ECS 6
Pólo: Alvorada

Poder/hierarquia
Ao encontrar uma colega (nomeada para sala de aula, mas tem um cargo na orientação, de licença para cuidar da mãe com câncer) em uma loja próxima à Escola, teve uma crise de choro e desabafou. Estava pensando em exonerar-se, pois não conseguia mais suportar a pressão por parte da direção.
Ser/estar x papéis
Um dos papéis desempenhados pela secretária de minha Escola é receber as notas dos professores e colocá-las no computador para impressão dos boletins. Nos anos anteriores isso se dava antes do Conselho de Classe e neste ano trocamos, mas ela segue pedindo antes e isso causa uma grande confusão e tivemos algumas notas trocadas. Ela faz isso para adiantar seu serviço. Está fazendo seu papel, mas causando desordem dentro da instituição. Espera-se aqui que a direção exerça a dominação legal.

outubro 23, 2006

ECS8



Oi pessoal!
Esta é a minha imagem.
Quem tem igual?
ssentinger@yahoo.com.br

outubro 22, 2006

ECS5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológica - A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade: ECS 5
Pólo: Alvorada

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA - Weber

A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender diretamente de uma constelação de interesses, ou seja, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece. Pode também depender de mero costume, do hábito cego de um comportamento inveterado. Ou pode fundar-se, finalmente, no puro afeto, na mera inclinação pessoal do súdito. Em forma totalmente pura, as bases de legitimidade da dominação são somente três, cada uma das quais se acha entrelaçada no tipo puro, com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro dos meios administrativos.

Dominação Legal
Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados pelo senhor, e os subordinados são membros da associação. O dever de obediência está graduado numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores. A base do funcionamento técnico é a disciplina do serviço.

Dominação Tradicional
Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o senhor, e os que obedecem são súditos, enquanto que o quadro administrativo é formado por servidores.

Dominação Carismática
Dominação carismática em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séqüito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o apóstolo. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação pessoal.

outubro 15, 2006

Relato sobre as atividades ECS4


Cada pessoa, ao ler um determinado assunto, tem uma maneira peculiar para comentá-lo. E lendo as atividades de outros colegas, em seus blogs, revejo conceitos e às vezes refaço o meu trabalho.

outubro 12, 2006

Semana 2 - Blogs

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação - A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade: Semana 2
Pólo: Alvorada

Informações sobre os dois blogs pesquisados:

Endereço: http://acelera2005.blogdrive.com
Nome; Acelera_2005
Objetivo: Trabalhar a auto-estima dos alunos das classes de Aceleração, muitos deles desinteressados ou agressivos por conta de repetições.
Endereço: http://trocandoletras.zip.net
Nome: Trocando Letras
Objetivo: Espaço para narrar descobertas no mundo dos blogs e trocar idéias sobre o trabalho com os alunos.

Resolvi fazer referência a esses blogs, pois a repetição é uma realidade em minha escola e toda a ajuda para que essa realidade se modifique é sempre bem-vinda.
O Blog pedagógico propõe uma abordagem diferenciada onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta. Os
professores em seus projetos colocam questões críticas para análise que envolvam os alunos a refletir e buscar soluções para resolver problemas buscando autonomia e interação constante entre ambos formando uma teia de novos conhecimentos através da cooperação, ou seja, partilha de novos conhecimentos.
Assim, professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo aprendizagens juntos. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde professor ensina e aluno aprende sem nenhuma interação. O professor é o mediador de todo o processo levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas.

Homenagem ao Dia da Criança


Ser criança é:
Saber perdoar,
Saber amar.
Não guardar mágoas.
Ser criança é:
Brincar.
Correr.
Viver feliz.
Ser criança é:
Viver na eternidade.
Sonhar sonhos de esperança
Para encontrar um mundo melhor!
Criança linda hoje é seu dia!!!
Então cante, dance e pule,
Sorria e seja muito feliz!

outubro 08, 2006

ECS3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológica - A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade: 3
Pólo: Alvorada
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Educação é o conjunto de influências que sobre, nossa inteligência ou sobre a nossa vontade exercem os outros homens e essa influência das coisas sobre os homens é diversa.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A influência que os homens exercem sobre os próprios homens e a influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
O ponto fraco em que incorrem: elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles qual a influência que os adultos tem sobre crianças e adolescentes.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral: No decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte, etc., idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal tem por função suscitar na criança:
1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social, é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que concluiu Durkheim? Explique?
Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
A educação não é, pois, para sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.
7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.