junho 25, 2007

Com as mãos na massa

Depois de um descansinho... Término das duas interdisciplinas Fundamentos da Alfabetização e Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I, voltamos à ativa com as duas interdisciplinas Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica e Infâncias de 0 a 10 anos. Não esquecendo do Seminário Integrador II, que, depois de uma folguinha, temos entrevistas a serem realizadas com os alunos e seus pais/responsáveis.
Por enquanto estou realizando as leituras para poder fazer as atividades e já enviei a entrevista para que os pais/responsáveis preencham para os alunos.


junho 22, 2007

O que nós adultos sabemos sobre infâncias, crianças e suas culturas?


“Até que chegou o dia em que lhe foi dito: - É preciso ir para a escola. Todos os meninos vão. Para se transformarem em gente. Deixar as coisas de criança. Em cada criança brincante dorme um adulto produtivo. É preciso que o adulto produtivo devore a criança inútil. E assim aconteceu. Há certos golpes do destino contra os quais é inútil lutar (...)”

(Rubem Alves)

junho 10, 2007

"Níveis de alfabetização"

Meu vizinho "Pedrinho" fez o teste das quatro palavras e uma frase.
Ele escreveu a palavra bola (BOA) e esta foto tirei no momento em que ele lia passando o dedinho sobre a mesma.
Ele freqüenta uma escolinha no bairro Menino Deus em Porto Alegre e está no nível silábico. Completou 6 anos no dia 15/05.

junho 09, 2007

" Piaget não aponta respostas sobre o que e como ensinar...




...mas permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes. Desta maneira, oferece ao professor uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas."


junho 04, 2007

Gaiolas e asas (siga o link)

"'Ferramentas' são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia. 'Brinquedos' são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma.
Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo da educação. Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo. Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma. Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer... Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar: 'Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?' Se não for, é melhor deixar de lado.
As estatísticas oficiais anunciam o aumento das escolas e o aumento dos alunos matriculados. Esses dados não me dizem nada. Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos.
Há esperança..."