abril 24, 2008

Tempo e Espaço

Após ler as unidades III (Espaço) e IV (Tempo) do Livro "Estudos Sociais: Teoria e Prática" fiz algumas atividades sugeridas com os/as alunos/alunas:
  • construção da linha do tempo das crianças em sala de aula (auto-retrato de quando eram bebês e atualmente);
  • levantamento de dados (conversaram com seus familiares sobre seu nascimento, começos (engatinhar, andar, falar), características físicas;
  • construção de um gráfico com as idades da turma.



abril 22, 2008

Campo multiplicativo


Sempre trabalhei com os alunos do 2º ano problemas de proporcionalidade, só que com pequenas quantidades. Após ler os textos sugeridos resolvi aumentar essas quantidades. Foi como eu havia lido. Os meios que as crianças utilizaram para chegar ao resultado foram variados, como tampinhas de garrafa, palitos de picolé, lápis de cor, os dedos e também desenharam.

O problema:
Um cão tem __ orelhas. Quatro cães têm ___ orelhas. (até aí tudo bem, fácil)
Seis cães têm ___ patas, mas se dois cães saírem, quantas patas ainda terão os ___ cães que ficaram? ___ patas.

Os alunos gostaram desse tipo de atividade e pediram para fazer mais. Aumentarei as quantidades aos poucos nas próximas atividades.

abril 16, 2008

Construindo o plano de estudos individual

Depois de protelar por muitos dias, preferi colocar todas as atividades das outras interdisciplinas em dia, para só, a partir daí, começar o meu plano de estudos individual.

Já sabia qual seria o enfoque, só ainda não tinha idéia de como iniciar.

Graças a Deus tenho uma pessoa que sabe, na hora certa, me cutucar, me instigar, "puxar minhas orelhas". rsrsrs

Estou gostando de pesquisar sobre o assunto "Apresentações orais X nervosismo".

abril 10, 2008

Números e Operações

Nesse slide os meus alunos estão realizando uma atividade que envolve números e operações.
A atividade está descrita no meu wiki em Atividade 2.

abril 05, 2008

Confecção da "Mosquitérica"

Uma maneira de capturar o mosquito da dengue é com a "Mosquitérica".
Super fácil de confeccionar.
Meus alunos trouxeram as garrafas e o arroz, eu colaborei com o tule, tesoura e fita adesiva. Melhor se for fita isolante, pois a adesiva descola com a umidade.





Veja a reportagem na íntegra, clicando no título.