junho 25, 2008

Avaliação Tecnológica

Hoje estivemos no Pólo para a Avaliação Tecnológica.

Foi muito fácil!!!

Trabalhar no wiki ou no blog é sempre muito bom e super fácil, pois fazemos isso pelo menos uma vez por semana e nesse semestre usamos muito o wiki na Interdisciplina de Matemática e no desenvolvimento do Plano Individual de Estudos (PIE) na Interdisciplina do Seminário Integrador IV.

Criar uma página no wiki e colocá-la na side bar através de um link; falar em conferência pelo skype com as colegas que estavam no laboratório de informática.


junho 21, 2008

Portfólio de Aprendizagens

Três questões para a elaboração do Portfólio de Aprendizagens:

I. Linguagens e Integração das Aprendizagens;
II. Construções e Reconstruções pessoais;
III. Plano Invidual de Estudos (PIE).

Orientações para a construção do Portfólio:
1- lembrem que esse é o semestre 4 e, portanto, o portfólio precisa apresentar consistência e coerência interna e externa ou seja, coerente com as evidências, reflexões e trabalhos realizados e publicados nos 3 ambientes virtuais do curso: rooda, wiki e blog;
2- o portfólio precisa estar mais denso e melhor escrito pois o grau de maturação de vocês, em termos desse tipo de exercício reflexivo, deve estar bem maior. Não vamos poder aceitar colocações esparsas, sem detalhes e comprovação nem aquelas que redundam apenas em certificar que "agora eu sei que é trabalhar com tal área", ou que "eu agora enxergo diferente", ou que " eu mudei muito" ou que "me sinto mais preparada";
3- as possibilidades de identificar relações e integrações entre as diferentes interdisciplinas tb será mais exigida, pois agora vocês devem ter subsídios suficientes para poder estabelecer relações entre fatos e eventos e comportamentos que foram trabalhados sob diferentes facetas;
4- as competências de análise crítica de si mesma e síntese serão muito apreciadas como elementos fundamentais do portfpolio.

junho 16, 2008

Perguntas


Após as perguntas feitas pelas alunas e alunos da turma de 2º ano (Seminário Integrador - perguntas) percebi que têm interesse sobre animais e perguntei o que gostariam de aprender sobre esse assunto.
As crianças falaram de quais animais querem obter algum conhecimento. Aos poucos espero que elas consigam se expressar melhor (fazer perguntas específicas sobre os animais).

junho 10, 2008

Desenvolvendo o PIE

Plano Individual de Estudos
Escolhi uma assunto relevante para desenvolver nesse 4º semestre: "Como lidar com o medo durante o discurso?", pois fico extremamente nervosa na hora de apresentar algum trabalho. Como recurso/estratégia resolvi usar filmagens para ver como me saio durante a apresentação de algum trabalho. Resultado: não consigo, fica horrível, não gosto de me ver na filmagem. Apago. Sei que irei superar, mas o tempo está se esgotando...

junho 05, 2008

Aula de Ciências - Luz e sombra

No dia 04/06/08, quarta-feira, tivemos aula presencial de Ciências com o professor Zeca e a tutora Maura. A partir de trechos de duas músicas: Seu eu não te amasse tanto assim (Ivete Sangalo) e Tocando em frente (de Almir Sater e Renato Teixeira) criamos imagens em transparências sobre o seu significado e o professor Zeca e a tutora Maura iam colocando as transparências no retroprojetor a medida que a música ia tocando.

Pertencimento

Essa canção mostra muito bem: tempo e espaço e as relações sociais.

Dia Nacional do Meio Ambiente

Quando perguntei aos meus alunos qual era o conceito de Meio Ambiente foram logo dizendo que temos que preservar isso e aquilo, mas não sabiam o que era meio ambiente.

Trabalhamos esse assunto durante a semana.







Fiquei impressionada com toda a informação que eles têm sobre preservação, causas e conseqüências da poluição.









Visitem esse site: Mude o consumo para não mudar o clima. Nós descobriremos a quantidade de CO2 que nós e nossa família emitimos e como podemos reduzir essa emissão.

junho 01, 2008

"Desequilibrar" as crianças


Para os meus alunos o sol "anda" durante o dia, por isso a sombra da árvore no pátio da Escola mudou de lugar. Para eles entenderem bem todo esse processo pretendo levá-los ao Planetário para assistirem ao programa "O príncipe sem nome":
"Num planeta distante, vive sozinho o príncipe sem nome. Uma nave vinda da Terra chega com Alex e seu cachorrinho Póllux. Os novos amigos viajam juntos de volta à terra, guiando-se pelas constelações. Durante o retorno, o Príncipe conhece o Sol e os planetas do Sistema Solar, a Lua, e descobre muitas coisas que não existem em seu planeta de origem, como a diversidade dos seres vivos."

Nesse programa um dos tópicos é justamente o que estamos trabalhando - o percurso diário do sol e o fenômeno da sombra.