julho 28, 2008

Enfim, férias... Conceitos - Eixo IV

Conceitos publicados, enfim estou de férias.

  • Representação do Mundo pela Matemática: A
  • Representação do Mundo pelas Ciências Naturais: B
  • Representação do Mundo pelos Estudos Sociais: A
  • Seminário Integrador IV: B

julho 24, 2008

Jornada Pedagógica

Ainda não estamos em férias na rede estadual.
Estamos na Jornada Pedagógica (24 e 25/07)
Pela manhã tivemos uma oficina de sensibilização com duas autoras dos livros MudaMundo: Cristiane Ostermann e Karen Mendes Santos.

A oficina de sensibilização pretende apresentar aos professores ou educadores populares os conceitos e valores abordados nos livros da série MudaMundo. O grande objetivo da oficina é comprometer cada educador brasileiro com a transformação social necessária para a construção de um país mais justo. Além da discussão dos conceitos, a oficina busca fazer uma análise do atual momento da sociedade brasileira, em que cada um de nós assume um papel fundamental, como protagonista de nossa história.

Sobre o Projeto:

Projeto de Responsabilidade Social na Educação

O Projeto MudaMundo é composto por uma série de quatro livros infantis, direcionados a alunos de 1ª a 4ª séries, os quais apresentam às crianças conceitos e valores fundamentais à formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social tão necessária em nosso País. Para os professores, foi elaborada uma cartilha com sugestões de atividades.

Também integram o projeto a realização de uma oficina com os educadores, que tem o intuito de discutir a importância de disseminar conteúdos éticos em sala de aula, e a apresentação do teatro MudaMundo, um espetáculo infantil que adapta os quatro livros da série, utilizando bonecos e trilha sonora exclusiva.

O Projeto MudaMundo é totalmente customizável, tanto em quantidade de kits de livros, quanto em número de oficinas ou de apresentações teatrais. Pode ser adaptado de acordo com a necessidade de cada empresa/entidade.

O Projeto oferece o benefício de incentivo fiscal através de Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), artigo 18.

Visitem o site: Signi- Estratégias em Responsabilidade Social


Mostras dos Trabalhos do 1º Semestre

Ontem (23/07) na Escola tivemos a primeira mostra dos trabalhos realizados pelos alunos e alunas no 1º semestre de 2008.
Como estamos trabalhando sobre os animais que as crianças escolheram, lembrei de encenar com elas a fábula: "A cigarra e a formiga" em palitoches, como havia feito no semestre anterior na Interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem a peça "Chapeuzinho Vermelho".
Confeccionamos 25 formigas e uma cigarra (26 alunos) e apresentamos a peça à comunidade escolar.

julho 10, 2008

Apresentação do Portfólio de Aprendizagens

Ontem, dia 09/07, quarta-feita, estivemos no pólo para a última avaliação de final de semestre.
Nós fomos avaliadas pela Professora Beatriz Magdalena e pela tutora da sede Daiane Grassi e do pólo Rosaura Karst.

julho 02, 2008

Perguntas

Para dar continuidade ao trabalho iniciado no Seminário Integrador IV - ouvir os questionamentos das crianças - resolvi trabalhar com um projeto sobre os animais. Num outro dia perguntei quais animais gostariam de aprender alguma coisa, então cada criança falou o animal de sua preferência.
Hoje cada criança falou o que queria aprender sobre o animal que tinha escolhido.