setembro 27, 2008

Curso CAEF


Nos dias 27 e 28 de setembro participei do Curso "Repertório para Sala de Aula: Bichos e brinquedos" essa primeira parte sendo presencial - 16h
O restante do curso - 24h - será à distância, para essa parte usaremos a plataforma moodle.

Esse curso está sendo ministrado pelas professoras Luana Zapata e Dária Santos.

Adorei a parte presencial, onde nós cantamos, dançamos e dramatizamos uma canção.

Faremos um projeto para desenvolver com nossos alunos e alunas, mas isso eu contarei...

setembro 23, 2008

Música por lei

Lendo o caderno Meu filho na Zero Hora do dia 22/09 achei essa reportagem que fala sobre a nova lei que inclui no currículo a disciplina de música.

No prazo de três anos, todas as escolas públicas e particulares terão de acrescentar na grade curricular mais uma disciplina: a música. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto deste ano, a lei número 11.769 torna o ensino da música obrigatório nos níveis Fundamental e Médio. O Ministério da Educação recomenda que, além das noções básicas, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam canções, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Os especialistas são unânimes em garantir as muitas vantagens que a musicalização traz na formação de crianças e adolescentes, porém não concordam com o fato de a lei não prever uma formação específica para o professor da disciplina. Conforme a professora Laura Franch Schmidt Silva, coordenadora do curso de Musicoterapia da Faculdade EST, o que pode acontecer é que alguns alunos aprenderão canções temáticas, para o Dia das Mães, da Pátria, de Natal, em vez de aprender a ler uma partitura e conhecer o código musical. Para a vice-diretora do Instituto de Artes da UFRGS, Esther Beyer, se não houvesse a imposição, as escolas optariam por não colocar a música como disciplina.

setembro 19, 2008

História da Música

A música é nossa mais antiga forma de expressão, possivelmente até mais antiga que a linguagem. De fato, a música é o Homem, muito mais que as palavras, pois estas são símbolos abstratos. A música toca nossos sentimentos mais profundamente que a maioria das palavras e nos faz responder com todo nosso ser.

Muito antes de o ser humano aprender a pintar, esculpir, escrever ou projetar algo, já sabia a produzir e apreciar os sons. Obviamente esses sons seriam hoje considerados apenas ruídos, mas considerando que "música é a arte de manipular os sons", o que o Homem primitivo produzia era música, ou um "embrião" musical.



setembro 18, 2008

Pesquisando...

Após assistir a palestra do I Seminário de Políticas Públicas no PR com o Prof. Dr. Pedro Demo algumas idéias surgiram:
  • argumentos só são argumentos quando suportam contra-argumentos;
  • autoria como autonomia;
  • ferramentas interativas da web 2.0;
  • pbwiki e blog ao invés de aula;
  • pesquisar e elaborar (minha contribuição).
Conversei com meus alunos (2º ano do Ensino Fundamental) sobre pesquisar, o que eles sabiam a respeito e perguntei se queriam experimentar. Todos adoraram a idéia. Surgiram os temas: esportes, frutas e o sol.

Como na Escola ainda não tem laboratório de informática fomos até a biblioteca, onde a professora Zuleica disponibilizou o material a ser utilizado pelas crianças.
Foi uma experiência muito significativa, pois mesmo os alunos e as alunas que ainda não conseguem ler muito bem tiveram o maior interesse em ver o assunto escolhido, copiar alguma coisa e fazer o desenho para representá-lo.

setembro 16, 2008

Eleição para representante da turma A do PEAD


A apresentação e discussão pela lista de e-mail será até o dia 22/09 e a votação eletrônica se dará no período de 23 a 26 de setembro.

Do dia 27/08 a 02/09 ficou a disposição a página das eleições para que as pessoas interessadas pudessem se inscrever.

Chapa: Magali (representante) e Solange (vice)
Nosso lema: Dedicação, comprometimento e disponibilidade.

setembro 08, 2008

O que são mapas conceituais?

Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os mais inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir de sua predisposição para realizar esta construção.

Servem como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.

setembro 05, 2008

Projeto de Aprendizagem


Estamos trabalhando com Projetos de Aprendizagem nas Interdisciplinas do Seminário Integrador V e Projeto Pedagógico em Ação.

No primeiro momento fizemos um levantamento de perguntas de nosso interesse, após foram escolhidos os grupos por perguntas de interesse e criado um wiki para esse grupo. O grupo que pertenço tem o nome de Influência Musical e ficou com a pergunta: Por que a música influencia o comportamento das pessoas?

Agora estamos na fase de construir um mapa conceitual.

setembro 04, 2008

Aula Presencial

Ontem, dia 03/09, quarta-feira, tivemos aula presencial dividida em dois momentos:

1º momento no laboratório de Informática aula Projeto Pedagógico em Ação com as Professoras Iris e Beatriz Magdalena, as Tutoras da sede Daine Grassi e Eliane Ventorini e as Tutoras do Pólo Rosaura, Grace e Vanessa, onde fizemos mapas conceituais sobre o nosso PA - Projeto de Aprendizagem;

2º momento no auditório aula de Psicologia da Vida Adulta com a professora Luciane Corte Real, a Tutora da Sede Maura Nunes e a Tutora do Pólo Adriana, onde conversamos sobre as fases da vida adulta e formamos grupos para desenvolver um trabalho sobre alguns temas. O meu grupo vai trabalhar com o tema "A felicidade na fase adulta".