março 26, 2009

Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História

Ontem estivemos no polo para a aula presencial da interdisciplina de Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História com a professora Marilene Paré e as tutoras Tanara Forte Furtado e Rossana Della Costa.

Sumula
Entendimento de raça e etnia na educação, contextualizando os movimentos e grupos étnicos e raciais nos diferentes tempos e espaços, com ênfase no estudo das questões afro e indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul. Leituras e reflexões teórico-práticas que possibilitem a compreensão da diversidade étnico-racial na complexidade social em que cada um se insere e se constitui, individual e coletivamente.

Foi solicitado que levássemos para a aula presencial um espelho e após as apresentações cada um de posse de seu espelho deveria se olhar e escrever o que estava vendo: seus traços, cor dos olhos, dos cabelos e origem. Posteriormente, em duplas cada um deveria olhar o colega e escrever o que via nesse colega (características físicas), onde foi passado para o grande grupo.


Na imagem nós temos a Árvore Étnico-Racial do PEAD Alvorada

Filosofia da Educação


Ontem estivemos no polo para a aula presencial da Interdisciplina de Filosofia da Educação com a professora Elaine Conte e o tutor Alexandre Rossi.

Súmula
Desenvolver a capacidade de argumentar e analisar conceitos visando uma reflexão crítica sobre o saber comum, as concepções de ser humano e a moralidade, além de abordar criticamente a relação entre aprendizagem e conhecimento, e os aspectos políticos da educação.

Nos apresentamos e falamos de experiências com a Filosofia e nossas perspectivas.

Como a maioria, eu tive aula de filosofia no Magistério, mas minha experiência não foi muito boa, pois as provas eram com consulta e os livros imensos e normalmente não encontrava o que estava procurando. Foi muito traumático. Minha expectativa é de que agora, com mais maturidade, venha a gostar de Filosofia.

março 19, 2009

Aula presencial - SI - VI

Ontem estivemos no polo de Alvorada para a nossa primeira aula presencial do Seminário Integrador VI.

Estavam presentes as tutoras do Polo Rosaura Karst, Grace Milcharek e Adriana Irigaray; as tutoras da Sede Vanessa Costa e Daiane Grassi e as Professoras Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa.

Foram feitos alguns esclarecimentos sobre o trabalho a ser desenvolvido durante o semestre e analisamos trabalhos (Projetos de Aprendizagem) de três grupos realizados no semestre passado: Etnias; Comportamento Infantil; Stress.

março 10, 2009

Conceitos do Eixo V

Hoje, finalmente, o conceito da Interdisciplina Organização e Gestão da Educação foi corrigido.

  • Organização do Ensino Fundamental: A
  • Organização e Gestão da Educação: B
  • Projeto Pedagógico em Ação: A
  • Psicologia da Vida Adulta: A
  • Seminário Integrador V: A

março 06, 2009

Início do Semestre - Eixo VI - 2009/1


EIXO VI - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

DOCÊNCIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS

Disciplinas:

  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II;
  • Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
  • Filosofia da Educação;
  • Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História;
  • Seminário Integrador VI.
Nossa aula presencial está prevista para o dia 18/03/2009, às 18h30