junho 29, 2009

Quase pronta pra outra!!!

Hoje tirei o gesso, mas ainda estou com muita dor na mão direita.

Segundo o médico, especialista em cirurgia da mão, é normal doer um pouco depois de alguns (20) dias imobilizada.

Vamos aguardar até quarta-feira para ver se melhora, senão...

junho 21, 2009

Workshop - Avaliação Oral Final

Para realizar o trabalho final do semestre devemos assistir o filme "Entre os muros da escola" e analisar o cotidiano da sala de aula.

A apresentação oral será no dia 08/07/2009 das 18h as 22h.

Elenco:
François Bégaudeau
Nassim Amrabt
Laura Baquela
Cherif Bounaïdja Rachedi
Juliette Demaille
Dalla Doucoure
Arthur Fogel
Damien Gomes.


Agora vamos à sinopse do filme!

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

junho 18, 2009

Mão direita...

Na semana passada escorreguei, cai no chão e por um milagre só machuquei a mão direita.

Uma semana com tala, antinflamatórios, maridão e filha fazendo, por mim, as lidas que envolvem mexer na água (cozinhar e lavar a louça), digitar com uma mão só e, pior, com a esquerda, usar o mouse toda atravessada - felizmente conheço bem os atalhos do teclado e quase não utilizo o mouse. Fazendo tudo muuuuito mais lento!

Hoje nova consulta e GESSO! Mais uma semana!!! Que horror!!! Mas o pior é que vai levar uns três dias secando, graças ao nosso maravilhoso clima úmido.

Vou ficando por aqui, pois cansei...

Aula Presencial - SI6

Ontem, 17/06, estivemos no Polo Alvorada para a aula presencial da Interdisciplina Seminário Integrador VI, estavam presentes as professoras Iris Tempel Costa, Beatriz Magdalena e Patrícia Schäfer, as tutoras da sede Daiane Grassi e Vanessa Costa e as tutoras do polo Adriana Irigaray, Grace Milcharek e Rosaura Karst;

Foram passadas as informações a respeito do portfólio final do semestre - cheguei atrasada e irei esperar pelas informações no site da disciplina.

Foram analisados, um a um, os quinze grupos do PA2.
  • integração;
  • ponto de partida;
  • desenvolvimento;
  • pontos favoráveis e desfavoráveis.

junho 15, 2009

Revisor Ortográfico

O Acordo Ortográfico dos países de língua portuguesa entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, introduzindo mudanças no uso do trema, do hífen e na acentuação de palavras.

Agora é preciso aprender a escrever do jeito novo. O site UmPortugues.com foi criado para ajudar nesta tarefa, trazendo textos e ferramentas que auxiliam no aprendizado da grafia.

Fica muito mais fácil quando temos dúvidas.

Essa pérola foi "copiada" do Espaço da Ivana

junho 10, 2009

Índios no Rio Grande do Sul


Falar sobre índios no Brasil significa falar de uma diversidade de povos, habitantes originários das terras conhecidas na atualidade como continente americano. São povos que já habitavam há milhares de anos essas terras, muito antes da invasão européia (LUCIANO, 2006)

A história do Rio Grande do Sul começou bem antes da efetiva ocupação de seu território pelos portugueses. Inicialmente, o Estado era uma "terra de ninguém", de difícil acesso e muito pouco povoada. Vagavam por suas pradarias os índios guaranis, charruas e tapes e, vez por outra, aventureiros que penetravam em seu território em busca de índios para apresar e escravizar.

Esse quadro foi modificado com a chegada dos padres jesuítas que, no início do século XVII, na região formada pelos atuais estados do Rio Grande do Sul e Paraná, e pela Argentina e Paraguai, fundaram as Missões jesuíticas. Nelas se reuniam, em torno de pequenos grupos de religiosos, grandes levas de índios guaranis convertidos.


LUCIANO, Gersen dos Santos. O índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil hoje. Brasília, 2006.

junho 09, 2009

Comparação dos textos de Adorno e Kant

A última atividade da interdisciplina Filosofia da Educação será realizafa em três etapas:

A primeira etapa consiste na elaboração de duas perguntas relacionando o texto de Adorno com o de Kant. Cada acadêmico fará, individualmente, as duas questões para o outro colega da dupla, que fará o mesmo.

Segunta etapa - Cada integrante da dupla elaborará um texto com a seguinte estrutura:
1. As duas perguntas feitas pelo colega da dupla.
2. As respostas às referidas perguntas.
3. Avaliação das perguntas elaboradas pelo colega da dupla. Você deve justificar se as questões ajudaram a compreender a relação entre os dois textos.

Terceira etapa - Na última etapa cada integrante da dupla deverá avaliar as respostas do colega (enviados na segunda etapa) através de um texto a ser enviado por e-mail para esse colega e postado no seu webfólio da interdisciplina no Rooda.

Eu irei desenvolver a atividade com a colega Tatiani Roland

Textos

Sobre a Pedagogia de Immanuel Kant e Educação após Auchwitz de Theodor Adorno

junho 04, 2009

Aula presencial III - Psicologia

Ontem estivemos no polo Alvorada para a terceira e última aula presencial da Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II. Estavam presentes a professora Luciane Corte Real, as tutoras da sede Andrea Gallego e Maura Nunes e as tutoras do polo Adriana Irigaray e Rosaura Karst.
Nos reunimos em pequenos grupos para construir mapas conceituais.
As integrantes do nosso grupo: Ana Maria, Ivana, Maria Inês, Maria Lucia e eu.




junho 01, 2009

Reflexões

Não tive coragem para contar isso aqui antes, mas não aguento mais.
Na escola onde trabalho estou vivendo uma fase muito ruim - como eu escrevi em um comentário no blog da Ivana: "Nesta luta diária que estou travando com a minha turma e com aquele "programa" foi uma boa reflexão..."

Quis trocar o segundo ano pelo primeiro. Alunos menores. Espaço da Educação Infantil.

Resultado: caiu no meu colo o programa Alfa e Beto.
A esolha do programa foi feita por uma colega da escola. Não foi lhe passado como seria esse programa, só lhe mostraram o material, que por sinal é muito bonito, todo colorido e com vários livros de atividades e de histórias, cartelas com as letras e seus respctivos desenhos, alfabeto móvel e com os dois bonecos (fantoches) Alfa e Beto. Fizemos o curso em fevereio e a partir daí a batalha estava iniciada.

Por mais que as pessoas responsáveis pela capacitação nos digam que é um programa flexível, que podemos acrescentar... É um programa "engessado"!

Na unidade um as crianças ficam a maior parte do tempo ouvindo (consciência fonêmica).

No momento não estou gostando nada dessa história. Ainda não sei o resultado de tudo isso, mas com certeza volto para contar...