outubro 26, 2010

Complementando os eixos IV e V

Após o comentário da tutora Grace nas postagens dos eixos 4 e 5, resolvi usar esta última semana para complementá-las.

No quarto semestre além da interdisciplina Seminário Integrador IV tivemos as disciplinas:

Representação do Mundo pela Matemática, onde criamos uma página em nosso pbworks com todas as atividades realizadas, comentadas e posteriormente, refeitas.

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais - muitas leituras e atividades que colocávamos em prática com nossas turmas e uma específica sobre a sombra. Esta atividade foi realizada em várias etapas com o fechamento de um passeio no Planetário, pois as crianças tinham a concepção ingênua de que o sol "andava" e precisamos ajudá-los a perceber que isto não ocorre.

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais - a partir destas aulas aprendi a trabalhar sobre o pertencimento, a identidade das crianças e as relações sociais, assunto que estou pesquisando em meu TCC.

Todas as atividades eram realizadas com nossos alunos, afinal de contas esta é uma das propostas do curso, levar em consideração nossa experiência docente. As aprendizagens foram muito significativas, pois como disse anteriormente não ficamos só na teoria, aplicamos na prática.

No quinto semestre além das Interdisciplinas Seminário Integrador V e Psicologia da Vida adulta tivemos as disciplinas:

Organização e Gestão da Educação - a frase de Vitor Paro traduz muito bem o que é gestão e democracia na educação, onde ele diz que "Ser gestor significa ser o mediador para os fins, e os meios não podem ir contra os fins" e que "Democracia é, antes de tudo, fazer com que todos tenham os mesmos direitos."

Na postagem que fala sobre a gestão democrática na escola pública é bem interessante ler, pois nos diz exatamente o que ocorre na maioria das escolas da rede estadual de educação. Os diretores embora sejam eleitos pelo voto da comunidade escolar, ainda são os centralizadores do poder dentro da instituição. São raras as escolas que aceitam/permitem a participação efetiva de toda a comunidade.

Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são:

  • Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.
  • Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.
  • Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

Organização do Ensino Fundamental - nesta interdisciplina usamos em praticamente todo o semestre a plataforma rooda para realizarmos debates com os temas sobre projeto político pedagógico e regimento escolar.

Não fiz nenhuma postagem para esta disciplina, mas gostaria de deixar registrado que todo o planejamento de uma escola deve começar pelo diagnóstico. Precisamos conhecer a comunidade onde estamos inseridos, saber das dificuldades, dos desafios e das nossas possibilidades.

Infelizmente, ainda encontramos escolas onde o planejamento e o regimento são elaborados sem estes importantes requisitos e sem a participação da comunidade escolar.

outubro 18, 2010

Analisando meu blog - Eixo VI

No sexto semestre tivemos as seguintes disciplinas:
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II;
  • Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
  • Filosofia da Educação;
  • Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História;
  • Seminário Integrador VI.
Para não fugir do padrão, como sempre, as postagens eram feitas seguidas de imagens e fotos que tinham algum significado, naturalmente, com o assunto publicado. Poucos comentários das tutoras, das colegas e um "puxãozinho de orelhas" da professora Bea, sempre muito bem vindo...

O semestre foi extremamente importante para mim, pois consegui usar as aprendizagens de todas as interdisciplinas com minha turma e esta prática tenho seguido sempre.

Ao trabalhar com seres humanos sempre nos deparamos com questões acerca das diferenças, principalmente quando estes seres são crianças que estão iniciando no mundo dos relacionamentos sociais como a escola, por exemplo. Para abordar as questões sobre etnias com a turma trabalhamos com um mosaico etnicoracial e quando tive que fazer uma atividade para a disciplina de Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História não tive problema, pois a aluna que entrevistei se achou a pessoa mais importante do mundo.

Realizei um teste com o método clínico piagetiano com um aluno da escola que também é meu vizinho. Foi o máximo! Fiquei quase "desequilibrada" como disse a profe Bea...

A disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foi muito importante naquele semestre, porque naquele ano foi a primeira vez que tive uma aluna com necessidades especiais. O trabalho que desenvolvi com ela foi todo oral, pois ela tinha um problema neurológico que lhe afetava a coordenação motora. Infelizmente trabalhei sozinha, porque a escola onde trabalho não tem estrutura para atender alunos/alunas com necessidades especiais.

A experiência que eu tive no magistério com a disciplina de filosofia foi frustrante e eu não queria nem ouvir falar em filosofia, mas neste sexto semestre foi diferente. A professora Elaine Conte me cativou, mudei a maneira de ver a filosofia. Ela também conduziu com excelência a orientação do meu workshop final do semestre.

Na disciplina do Seminário Integrador VI desenvolvemos projetos de aprendizagem em grupos. O grupo que fiz parte pesquisou sobre o pen drive.

Nos PAs (Projetos de aprendizagem) aprendemos a trabalhar com questões que sejam de interesse do grupo. A partir da questão principal listamos nossas certezas e dúvidas e posteriormente, após as pesquisas, nossas dúvidas passam a ser certezas ou não. Ao fazer esta listagem podemos partir para o mapa conceitual, onde cada componente contribui até chegar ao mapa final. Neste tipo de trabalho é utilizada a escrita coletiva. Aprendemos a fazer este tipo de texto na disciplina Seminário Integrador III.

outubro 11, 2010

Analisando meu blog - Eixo V

No quinto semestre as postagens seguiram os moldes das anteriores com muitas figuras, filmes e fotos, mas agora com pouquíssimos comentários. Todas as colegas sentiram a falta de comentários em seus blogs, mas como tínhamos muitas leituras e atividades, os comentários ficaram muito escassos.

A primeira atividade do Seminário Integrador V era a de construir uma tabela no nosso pbworks especificando como usávamos o tempo numa semana regular. Como eu gerenciava o meu tempo? O que fazia durante uma semana rotineira? Como eu distribuía meu tempo nos três momentos: pessoal, profissional e aluna? Hoje no nono semestre continuo com uma carga semanal de 20h na escola no turno da tarde, no turno da manhã cuido da casa e me dedico nos finais da tarde e durante a noite às atividades do curso. Tenho administrado todo o meu tempo muito bem.

Durante todo o semestre trabalhamos com PAs (Projetos de Aprendizagm) nas disciplinas Seminário Integrador V e Psicologia da Vida Adulta. Ambos em grupo com os temas "Influência Musical" e "A Felicidade na fase adulta", respectivamente.

Neste semestre aprendi a trabalhar com PAs, construir mapas conceituais e montar um filme no movie maker. Este último foi fácil, pois tive a contribuição da Tutora do Polo Grace Milcharek.

Um fato que chamou-me a atenção neste quinto semestre foi justamente o trabalho em grupo - este é o tema de pesquisa do meu TCC - e uma dúvida que eu tinha: conseguiríamos trabalhar em grupo? No quarto semestre na disciplina de matemática não deu certo. Concordo com o comentário que a colega Bia Guterres fez nesta postagem, as responsáveis pela disciplina de matemática não souberam conduzir os grupos, felizmente nas disciplinas de Psicologia e do Seminário isto não aconteceu. Os projetos foram feitos no pbworks e lá temos como saber quem trabalhou e quanto produziu...

outubro 04, 2010

Analisando meu blog - eixo IV

O quarto semestre começou e as postagens seguiram nos moldes dos semestres anteriores, muitas imagens e algumas informações sobre as aulas presenciais que tinham por objetivo a apresentação das interdisciplinas e os/as respectivos/as professores/as e tutores/as. No início foram feitos alguns comentários das colegas (sempre muito gentis) e "puxões de orelha" da professora Bea. Estes necessários para que eu me desacomodasse e fizesse realmente algumas reflexões sobre a minha prática e o curso.

Neste semestre as atividades do Seminário Integrador IV continuaram no pbworks da interdisciplina, mas também com reflexões no blog. Uma destas atividades era o desenvolvimento do PIE (Plano Individual de Estudos), onde deveríamos criar uma página no nosso pbworks e escrever sobre nossos desejos, anseios e necessidades como aprendizes. A partir de uma análise feita sobre o projeto de aprendizagem realizado/apresentado no final do terceiro semestre a maior dificuldade que eu tinha era em apresentar para professor, tutora e colegas, ficava extremamente nervosa. Tentei várias vezes fazer filmagens para me ver, mas ficavam horríveis! Atualmente, após oito apresentações, obviamente fico nervosa, mas felizmente consigo me controlar e fazer uma boa apresentação, pois segundo minhas colegas de grupo, esta última foi a melhor apresentação que eu fiz desde o primeiro semestre.

No quarto semestre também desenvolvemos uma atividade com nossos/as alunos/as o lançamento de perguntas. Com essa atividade pretendeu-se desenvolver a arte de fazer perguntas e destacar a importância de passarmos de um trabalho escolar em que o/a aluno/a responde perguntas formuladas pelo/a professor/a para um trabalho em que alunos/as e professores/as questionem a realidade, lancem perguntas e busquem respostas, em trabalhos cooperativos. As crianças ainda não estavam familiarizadas com este tipo de trabalho, então quando um aluno disse que queria saber sobre animais, todas as perguntas foram relacionadas a animais. Estávamos nos preparando para trabalhar com projetos de aprendizagens, mas este assunto fica para a próxima postagem (próximo semestre)...