junho 04, 2007

Gaiolas e asas (siga o link)

"'Ferramentas' são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia. 'Brinquedos' são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma.
Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo da educação. Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo. Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma. Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer... Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar: 'Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?' Se não for, é melhor deixar de lado.
As estatísticas oficiais anunciam o aumento das escolas e o aumento dos alunos matriculados. Esses dados não me dizem nada. Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos.
Há esperança..."


3 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá querida, muito obrigada pela visita! É muito bom recebê-las!!! Que bom que gostaste da nossa Festa Junina Virtual, realmente está uma arraso! Abraços, Daiane

Luciene Sobotyk disse...

Oi Solange!fiquei entusiasmada em ler o livro que falaste.Já anotei a dica.Quanto á greve,segue firme e forte,soube hoje quando voltei do pólo.Precisamos lutar,sem dúvida e é o que estamos fazendo...Obrigada pela mensagem em meu blog!Bom feriado!beijos,Luciene

Daiane Grassi disse...

Olá querida, como está por aí?! Aguardamos novidades! Um abração - Daiane