março 27, 2008

Análise do Portfólio Final

As ações e experiências selecionadas para compor meu Portfólio de Aprendizagens demonstraram claramente a mudança que ocorreu em minha prática profissional e foram contempladas durante minha apresentação, pois criei slides que ilustraram meu Portfólio por inteiro.

Uma dessas práticas já utilizei agora no início do semestre letivo, na Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática: Escorregando no parquet encerado, mas agora com outros alunos e sem os calçados para utilizá-los na Classificação e Seriação (cor, tamanho e espécie).

A única mudança que farei, em relação à apresentação, se utilizar slides, será com recurso data show, pois num computador pequeno e sem som perde-se por completo o efeito da mesma.

Percebi que houve semelhança nas apresentações das colegas em relação a minha, pois todas falaram na oportunidade, ao longo do semestre, de rever conceitos, desenvolver novas práticas com resultados positivos em relação à aprendizagem dos alunos.

A maioria de nós utilizou o recurso Power point para apresentação do Portfólio, mas não podemos esquecer que às vezes não temos à nossa disposição internet, e que devemos sempre ter um “plano B”, como pen drive, CD, até mesmo o ultrapassado disquete e, em último caso, levar impressa parte de nossa apresentação para não ficarmos de mãos vazias e em pânico.

Tenho que aprender a controlar meu estado de espírito, pois fico demasiadamente nervosa, conseqüência de uma enorme insegurança, sem sentido de ser.

2 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Solange! É sempre muito entusiasmante vir te visitar. Percebi que já andas à mil com teus registros e com tuas reflexões, principalmente no que se refere a análise de teu portfólio final. Pois bem, noto também que és uma pessoa que cresceu muito e que preocupa-se sempre com a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas auxiliares à tua prática docente. Não é por acaso que tua máquina fotográfica esteja sempre pronta, não é mesmo?! Contudo, além da questão tecnológica (a qual enfatizas que ilustraste teu portfólio por inteiro) que outros indícios poderiam evidenciar tua mudança? Hoje, como analisas teu processo de crescimento e mudança? Novamente, além da questão tecnológica mudarias algo na tua apresentação, como metodologia e/ou aprofundamento? Enfim, apenas para refletirmos juntas! Tenha um excelente final de semana! E até breve! Daiane

Beatriz disse...

Oi Sola, a Dai já falou por mim!! Mas eu gostaria de voltar à tua frase final. Quem sabe essa dificuldae não poderia ser trabalhada no Plano individual de estudos? Quem sabe não desenvolverias alguma ação mais pública ( para todos nós, por exmplo) onde tivesses que superá-la?
Um abraço
Bea