abril 22, 2008

Campo multiplicativo


Sempre trabalhei com os alunos do 2º ano problemas de proporcionalidade, só que com pequenas quantidades. Após ler os textos sugeridos resolvi aumentar essas quantidades. Foi como eu havia lido. Os meios que as crianças utilizaram para chegar ao resultado foram variados, como tampinhas de garrafa, palitos de picolé, lápis de cor, os dedos e também desenharam.

O problema:
Um cão tem __ orelhas. Quatro cães têm ___ orelhas. (até aí tudo bem, fácil)
Seis cães têm ___ patas, mas se dois cães saírem, quantas patas ainda terão os ___ cães que ficaram? ___ patas.

Os alunos gostaram desse tipo de atividade e pediram para fazer mais. Aumentarei as quantidades aos poucos nas próximas atividades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, pela sua iniciativa,sua pagina está ótima, cotinue. Sou de Porto Alegre mas resido á 20 anos em Campo Grande MS, Tenho saudade da terrinha. Sou piloto comercial. Visite minha pagina: http://imagemonline17.blogspot.com Um abraço de um amigo.