setembro 23, 2008

Música por lei

Lendo o caderno Meu filho na Zero Hora do dia 22/09 achei essa reportagem que fala sobre a nova lei que inclui no currículo a disciplina de música.

No prazo de três anos, todas as escolas públicas e particulares terão de acrescentar na grade curricular mais uma disciplina: a música. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto deste ano, a lei número 11.769 torna o ensino da música obrigatório nos níveis Fundamental e Médio. O Ministério da Educação recomenda que, além das noções básicas, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam canções, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Os especialistas são unânimes em garantir as muitas vantagens que a musicalização traz na formação de crianças e adolescentes, porém não concordam com o fato de a lei não prever uma formação específica para o professor da disciplina. Conforme a professora Laura Franch Schmidt Silva, coordenadora do curso de Musicoterapia da Faculdade EST, o que pode acontecer é que alguns alunos aprenderão canções temáticas, para o Dia das Mães, da Pátria, de Natal, em vez de aprender a ler uma partitura e conhecer o código musical. Para a vice-diretora do Instituto de Artes da UFRGS, Esther Beyer, se não houvesse a imposição, as escolas optariam por não colocar a música como disciplina.

Nenhum comentário: