setembro 28, 2006

ECS/EPPC 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade – Escola, Projeto Pedagógico e Currículo – A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade:1
Pólo: Alvorada

Minha História:
“Professora por insistência de meus pais”
“Aluna da UFRGS por insistência de minhas irmãs”

Quando terminei o ensino fundamental, em 1976, meu pai disse que o ideal seria eu cursar o magistério como minhas irmãs Elaine e Ivana, por ser uma profissão a qual nós sempre teríamos emprego. Acho que na verdade ele sempre teve orgulho de dizer que suas filhas eram professoras.
Fui fazer o magistério no Dom Diogo de Souza. No primeiro, segundo e terceiro ano, fiz o primeiro ano. Entenderam? Não? Só queria namorar, tomar vinho, matar aula. Resultado: fui fazer contabilidade numa escola próxima a Alvorada, onde residia. Dediquei-me muito aos estudos, afinal era o que eu queria, trabalhar num escritório. Naquele mesmo ano conheci o Sergio. Namoramos e resolvemos noivar. Daí, novamente meu pai veio com aquela história e me convenceu a seguir a carreira de professora, já que eu estava noiva e pretendia me casar em breve. Concluí os estudos, me casei e segui lecionando em Alvorada (no próximo ano, em fevereiro, completaremos vinte e cinco anos de casamento). Nasceu o Felipe e quando a Renata nasceu eu parei de trabalhar. Dois anos depois nasceu o Lucas, no mesmo ano meu pai faleceu e eu seguia cuidando dos três filhos, do marido e da casa.
Viemos morar no Menino Deus (bairro que eu adoro e que tem uma história bem legal), em Porto Alegre.
Passaram-se doze anos.
De repente, minha mãe me disse: - Solange, como os teus filhos já estão bem crescidos, porque tu não fazes o concurso para o magistério?
Eu não dei muita importância e ela seguia insistindo, muito na verdade. E eu para satisfaze-la resolvi aceitar. Ela ficou cuidando e me informando a respeito das datas e locais de inscrições e provas. Inscrevi-me, fiz a prova e para minha surpresa... Passei. Ingressei no Magistério Público Estadual em novembro de 1997, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que fica no bairro Azenha, bem pertinho da minha casa, onde estou trabalhando até a presente data.
Em Alvorada trabalhei com segunda série durante quatro anos. Nunca havia entrado numa primeira série. Já no Duque, uma colega insistiu e me mostrou que seria o máximo trabalhar com ela paralelamente e que ela me ajudaria. Assim o fez. No início tive muito medo. Que responsabilidade! Mas à medida que o tempo ia passando eu ia ganhando mais confiança em mim mesma.
Para que fique registrado aqui: Tudo o que sei hoje e continuo aprendendo foi e está sendo transmitido por colegas as quais tenho um carinho e gratidão muito grande.
E hoje eu digo com forte convicção que ser professora alfabetizadora é a maior gratificação de todas, pois temos diante de nós e de imediato o resultado de nosso trabalho.
Tenho medo de ... Não conseguir fazer um bom trabalho.
Quero dialogar sobre... Teorias e práticas de ensino e aprender muito...
Não tenho ousadia para iniciar, só para seguir em frente e se não fosse pelas minhas irmãs Ivana insistir e Elaine fazer e pagar a minha inscrição para o vestibular da UFRGS, hoje eu não estaria aqui contando a minha história a vocês.
Agradeço aos meus pais e irmãs que sempre acreditaram e nunca desistiram de mim. Ao Sergio, Renata, Lucas, Felipe e Guta, por estarem agora nessa nova trajetória ao meu lado sempre me dando a maior força.

5 comentários:

Elisabeth Fatima disse...

OI Solange!
Concordo contigo quando dizes que ser alfabetizadora é a maior gratificação de todas,p ois entrei nesta e nunca mais sai.
Gostei muito do teu relato.
Beijos!

Marlene disse...

Oi, Solange!
Gostei muito também do teu relato , o que não é muito distente do meu, e a descoberta da paixão em alfabetizar.
Beijos, Marlene.

Simone disse...

Olá Solange!
Sou a nova tutora da sede (Porto Alegre) e vou acompanhar a turma de vocês na disciplina Escola, Cultura e Sociedade.
É interessante ler a tua história e ver que mesmo precisando de um empurrãozinho, tu não paras e continuas aprendendo. Desejo sucesso na tua caminhada! Pode contar comigo para o que precisar.
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora Porto Alegre

ROSAURA KARST disse...

oi Solange

Já estamos indo para terceira atividade, se caso ainda tenha dúvidas em executá-las, vá até a página do Http://peadalvorada.pbwiki.com -que tem o passo-a-passo de como fazê-las, na referida página abaixo do nome das tutoras tem Escola, Cultura e Sociedade click ali e vai abrir um link à direita da página inicio a disciplina click em atividades então vai a parecer uma tabela nesta tabela tem todas as atividades que devemos fazer e o passo-a-passo de como executá-las inclusive os prazos de entrega.

Qualquer dúvida estou no aguardo.

Beijos Rosaura

Luzia disse...

Oi Solange.
Lendo o teu relato pude ver e sentir a tua caminhada e como é importante as trocas que realizastes. Isso não ocorre somente com vc,mas é necessário estejamos abertas e acessível a para elas. Vc está de parabéns.Ter a profissão que escolhemos é uma doação danada, fazer com amor como fazemos é uma dádiva.Um abraço da colega Selva.