maio 27, 2009

Deficiência Física

Na interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, após assistir a um vídeo e realizar as leituras recomendadas, deveríamos responder alguns questionamentos:
  • como é possível avaliar um aluno com deficiência física que não escreve? que tipo de adaptações são necessárias?
  • como atender a diversidade no ritmo de cada aluno, considerando que um aluno com dificuldades motoras nos membros superiores, em geral, realiza suas atividades num tempo maior;
  • pense na seguinte situação: seu aluno não fala, mas parece compreender o que você e os colegas dizem, como ajudá-lo a se comunicar?
  • como trabalhar educação física com pessoas com problemas motores sérios?
  • pense na seguinte situação: você é professora de uma turma de educação infantil e gosta de realizar trabalhos com tesoura, picotar, pintar e completar. Mas neste ano, você recebeu na sua sala um aluno com Paralisia Cerebral, você se pergunta: e agora o que faço?
Sabe-se que nós professoras/professores temos uma criatividade muito grande, mas no caso de situações como as questionadas acima, não basta apenas criatividade. É necessário um atendimento educacional especializado, com professores especializados, auxiliares, acessibilidade arquitetônica e uma infinidade de recursos que, infelizmente, a escola onde trabalho não tem.

Nenhum comentário: