novembro 17, 2009

Conhecimento e aprendizagem

Para Marta Kohl de Oliveira "a educação de pessoas jovens e adultas não nos remete apenas a uma questão de especificidade etária, mas, primordialmente, a uma questão de especificidade cultural." [...]

"A escola voltada à educação de jovens e adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas (...) e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades."

Trecho extraído do texto "Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem - Trabalho apresentado na XXII Reunião anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999.

Devemos, como educadores, levar em consideração o conhecimento, a bagagem cultural dos alunos e das alunas da EJA para que haja verdadeiramente aprendizagem.

2 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Tô gostando de ver...é isso aí!!!Reação!
Beijo grande,Luciene

Simone disse...

Solange a educação de jovens e adultos trabalha com alunos que têm muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. Realmente é importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades.
Um abraço, Simone - Tutora sede