setembro 30, 2009

E seu nome é Jonas

Após assistir ao filme "E seu nome é Jonas" devemos, em grupo, criar um texto analítico com as questões norteadoras:
  • Quais as dificuldades e desafios que Jonas viveu na família, na escola e na sociedade?
  • Será que essa história seria diferente nos dias de hoje?
As questões objetivam proporcionar uma análise e reflexão em torno de questões que envolvem a criança surda.

Sobre o filme

And your name is Jonah (USA/TV, 1979). Depois de passar três anos em uma instituição para retardados, menino tem diagnóstico de que possui apenas surdez.

Pais descobrem que criança que tinha sido diagnosticada como retardada na verdade é surda. O menino vivia numa instituição e retorna então para casa, mas a família se desestrutura com a dificuldade de lidar com o filho. O pai acaba saindo de casa e a mãe sem conseguir se comunicar com o filho, começa a questionar qual o melhor caminho, se mantê-lo na escola que "força" o menino a se comunicar pela fala ou pela linguagem de sinais.

setembro 24, 2009

Atividade "pescaria"

Estamos realizando algumas atividades que iniciaram na aula presencial do Seminário Integrador VII e até agora já nos renderam dois foruns.

No primeiro forum (divididos em grupos) nós debatemos sobre as duas questões que envolviam as Atividades Disparadoras.

No segundo forum devemos ler os foruns dos outros grupos.

Cada grupo combina quem vai entrar em qual forum. E o que vão fazer? Cada um lerá atentamente as trocas feitas, para "pescar"alguma boa reflexão ou questão, que não foi aborfada no seu forum.

O "pescado"deverá ser levado como contribuição à discussão do grupo. Não esque;am de referenciar: o nome do "pescador"; o forum onde pescou e o dono do "peixinho pescado".

Lembrem-se: só vale o novo!

Foi bom ler o forum da Marcia Souza e fazer lá a minha pesca, pois as gurias falaram também sobre os Projetos de Aprendizagem e da angústia que está antecedendo nosso estágio.

setembro 21, 2009

Currículo Integrado

De que modo nós relacionamos a "fragmentação dos processos de produção (Taylorismo & Fordismo) e a cultura escolar"? Qual a relação entre as novas necessidades das economias de produção flexível com o sistema escolar?

Ao analisarmos a fragmentação da cultura escolar, percebemos que as filosofias taylorista e fordista reforçam os sistemas piramidais e hierárquicos de autoridade, visando formar sujeitos acríticos, que sirvam apenas para manter e sustentar tal organização. Assim como os trabalhadores e as trabalhadoras das linhas de montagens que executavam operações simples e automáticas e não participavam dos processos de tomada de decisões e de controle empresarial. Na cultura escolar aconteceu a mesma situação. Os alunos e as alunas, segundo Santomé (1998) "acumulavam em suas mentes uma sobrecarga de fragmentos sem conexão uns com os outros que só são aceitos baseados na repetição ou na autoridade". Tanto trabalhadores, quanto educandos desenvolviam atividades mecânicas, ilógicas, sem sentido.

As novas necessidades das economias de produção flexível têm uma relação direta com o sistema escolar. Nas palavras de Santomé,

...as numerosas propostas pedagógicas que estão sendo divulgadas por instâncias ministeriais pertencentes ao próprio Governo, que atualmente também está contribuindo com a flexibilização dos mercados de trabalho, adquirem sentido se levarmos em consideração esta interdependência entre a esfera econômica e a educacional


Na produção flexível: descentralização das grandes corporações industriais, autonomia relativa de cada fábrica, flexibilidade de organização para ajustar-se à variabilidade de mercados e consumidores, progamas de formação permanente e reciclagem trabalhista.

No sistema escolar: descentralização, autonomia dos centros escolares, flexibilidade dos programas escolares, liberdade de escolha de instituições docentes.


Referência
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da Modalidade de Currículo Integrado, 1998.

setembro 18, 2009

Planejamento

Enquanto educadora, um exercício importante é pensar de que forma pode-se aliar o para quê ao como. Uma alternativa seria optar por um planejamento de currículo integrado (Rodrigues, 2001).

O ensino precisa ser planejado de uma forma global que possibilite abordar conteúdos culturais relevantes que sejam objeto de interesse das várias áreas do conhecimento e para que haja uma verdadeira interdisciplinaridade, o planejamento precisa romper com a divisão de tarefas favorecendo o trabalho colegiado.

RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento em busca de caminhos.In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.) Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. p. 59-65 e 72-73.