dezembro 01, 2010

Considerações Finais

Após analisar as postagens do blog/portfólio de aprendizagens desde o início, primeiro semestre - eixo I, até o oitavo semestre, eixo VIII chegou a vez de refletir sobre o processo desenvolvido neste último semestre - eixo IX.

Gostaria de ressaltar que nem todas as postagens feitas durante o curso foram mencionadas nesta retomada, pois eram referentes a encontros presenciais (21 postagens) e de carater pessoal (72 postagens). As postagens que eu coloquei marcador com o nome de "portfólio - mudança" (8 postagens) também não foram mencionadas. Estas últimas referem-se a mudanças muito significativas em minha prática docente, como por exemplo o registro de imagens. Após ganhar uma máquina digital venho registrando todos os momentos com minhas turmas e disponibilizando nos meus trabalhos, neste blog e no blog da escola. Mas as mudanças realmente significativas foram referentes às bricadeiras. Deixar as crianças brincarem a vontade. A escola também é lugar de brincar e se divertir... As práticas que eram novas em 2007, para mim, ainda são novas para meus alunos e minhas alunas, pois continuo usando sempre e as crianças adoram todas elas.

Foi muito prazeirosa esta atividade de rever as postagens. Umas emocionantes, outras engraçadas e algumas para parar e refletir...

Os "puxões de orelhas" dados pela professora Bea foram todos muito bem vindos, sempre fizeram com que eu refletisse e deram um grande sentido ao meu trabalho como aluna, como profissional e também pessoal. Reconheço que deveria ter feito reflexões mais intensas, usar mais argumentos...

Não posso deixar de mencionar os comentários deixados pelas colegas e pelas tutoras (do Polo e da Sede), sempre tão carinhosas e solícitas.

Em alguns momentos do curso, quando não tínhamos tempo, porque precisávamos ler muito para poder realizar os trabalhos e ainda fazer a manutenção do blog, ouvia, ou melhor, lia os comentários nos mails das colegas pela lista reclamando e eu não conseguia entender. Faltava-lhes organização. Esta dica foi dada pela coordenadora do curso, professora Rosane Aragon de Nevado, no nosso primeiro encontro presencial. A organização do tempo foi fundamental para mim nestes nove semestres.

Estamos nos preparando para a aprensentação do portfólio de aprendizagem final (TCC) e então, formatura!!!

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Reflexões, novas aprendizagens, leituras, organizações, novas práticas e muito mais, fizeram parte da tua trajetória como educadora no PEAD, agora tudo se encaminha com sucesso para o esperado momento da “Formatura”.
Parabéns!
Um forte abraço e foi muito bom te conhecer, guardarei você para sempre em meu coração.

Com carinho,
Grace Maria