novembro 22, 2010

Analisando meu blog - Eixo VIII - Parte II

Continuando a análise do oitavo semestre...

Interdisciplinas
  • Seminário Integrador VIII
  • Estágio Supervisionado - Docência 06 a 10 anos
Postagens de maio e junho

As postagens seguiram o padrão de sempre, muitas imagens. No início eu fazia o relato do que acontecia na sala de aula durante o estágio e mais uma vez a profe Bea "puxou minhas orelhas"...
Não era para eu relatar os acontecimentos e refletir sobre minha prática, mas refletir o quanto o curso me ajudou com o estágio para ser ou não inovador. Na postagem seguinte eu ainda não tinha me dado conta e continuei relatando os acontecimentos referentes ao estágio em sim, mas foi na postagem sobre os conflitos que eu comecei a fazer reflexões sobre as contribuições do curso.

A partir do momento em que eu me dei conta de que as crianças não sabiam trabalhar de forma cooperativa em grupo e também não aceitavam as diferenças, surgiu a questão que norteou o meu TCC e está na postagem parando para tentar acertar.

Na postagem seguinte fiz reflexões sobre o trabalho em grupo. As crinaças trabalhavam de forma cooperativa, porém as questões quanto às diferenças ainda deveriam ser trabalhadas.

Algumas sugestões de colegas surgiram para me auxiliar. A literatura infanto-juvenil me auxiliu bastante nestas questões das diferenças durante todo o estágio. Usei o movie maker com as fotos das crianças para mostrar a música que fala que ninguém é igual a ninguém e fizemos um teatro de palitoches com o clássico Branca de Neve.

A grande estratégia usada para conseguir que as crianças fossem mais tolerantes e aceitassem seus colegas (diferenças) foi através de reflexões diárias sobre os acontecimentos, os quais geravam conflitos e até agressões físicas. Aos poucos conseguimos trabalhar de forma mais tranquila.

Nenhum comentário: