novembro 18, 2010

Analisando meu blog - Eixo VIII - Parte I

Seguindo a lógica iniciada no mês de novembro em analisar dois semestres durante quatro semanas, chegou a vez do oitavo semestre (eixo VIII), porém neste semestre não há como dividir as interdisciplinas, então dividirei os meses...

Interdisciplinas
  • Seminário Integrador VIII
  • Estágio Supervisionado - Docência 06 a 10 anos

A atividade do seminário integrador consistia em uma manutenção do portfólio de aprendizagem (blog) com, no mínino uma postagem semanal com reflexões e análises das ações desenvolvidas no estágio.

Postagens de março e abril

As postagens de março mostram como eu estava angustiada com o início do estágio, pois a diretora que assumiu o cargo neste ano, na escola, não sabia a respeito deste curso. Somos alunas/professoras e todas temos turmas e obviamente fariamos o estágio com nossas turmas, mas em sua concepção eu deveria fazer a prática pedagógica em uma outra turma, para que uma colega de escola me avaliasse. Expliquei que a pessoa que iria me avaliar seria uma professora da universidade e como a colega iria me avaliar se não temos professora substituta. Seu eu ficasse em outra turma, obviamente a titular desta turma teria que ficar com a minha turma...

Mesmo aguardando para saber em qual turma eu faria a prática, fui realizando as atividades, como a criação do pbworks do estágio.


Fui orientada a iniciar o estágio com a turma que estou trabalhando durante este ano, são alunos/alunas do segundo ano do ensino fundamental de nove anos.

A arquitetura pedagógica escolhida por mim para realizar a prática é o reconto ou a modernização de histórias (contos de fadas). No início dois alunos não gostavam de ouvir histórias, mas com o tempo eles foram adquirindo o hábito de ouvir e ler histórias. Agora, quase no finalzinho do ano, as crianças estão escrevendo muitos textos e em grupos. Esta foi uma das questões do TCC: trabalhar de forma cooperativa dentro da sala de aula.

Eu sempre trabalhei com primeira série e uso muito o trabalho em grupo. Acredito que desta forma as crianças conseguem se desenvolver muito melhor, tanto afetiva, quanto cognitivamente. Infelizmente a colega que divide a sala comigo no turno inverso não sabe trabalhar desta forma e o resultado disto tudo é que tenho que arrumar e desarrumar a sala diariamente. Com o passar do tempo as crianças que organizam a sala, sentem prazer em trabalhar desta forma.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Solange!
Tuas postagens evidenciam um seguimento organizacional merecedora de elogios.
E o estágio chegou! Aprendizados, pensamentos, reflexões, teóricos, te auxiliaram no momento da escolha da Arquitetura Pedagógica bem como do TCC.

Com carinho,
Grace Maria