novembro 09, 2010

Analisando meu blog - Eixo VII - Parte II

Continuando a análise do sétimo semestre...

  • Linguagem e Educação - nesta disciplina eu aprendi muito como as crianças fazem suas narrativas e porque elas quando estão contando algum fato, ou quando nós estamos contando uma história elas vão acrescentando fatos de seu cotidiano.
Como eu uso muito literatura infatil com as alunas e os alunos com as idades entre seis e sete anos, aprendi sobre a narrativa da criança e o pensamento infantil e como acontece quando estão contando uma história ou reconto. Sempre que elas contavam uma história e colocavam alguma experiência vivida em sua fala eu não entendia e na postagem sobre a narrativa infantil, a professora Bea me deu outro "puxão de orelhas" porque não usei argumentos. A atitude sincrética que me referi é porque a criança quando faz algum relato ou narra uma história, mistura experiências vividas e imaginadas em sua fala.
  • Seminário Integrador VII - neste semestre trabalhamos com arquiteturas pedagógicas para por em prática em nossos estágios. Pensamos em fazer um blog colaborativo, mas não deu certo, pois na escola onde trabalho não tinha laboratório de informática.
O laboratório só ficou pronto no segundo semestre de 2010 e meu estágio foi feito sem o uso deste. As mídias digitais que utilizei foram meu notebook, minha câmera digital e a sala de DVD. O estágio foi feito com o reconto e/ou a modernização de contos clássicos (literatura infanto juvenil)

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Excelente reflexão Solange!
São evidências que demonstram mudanças em tua ação pedagógica, proporcionando aos teus alunos momentos muito significativos.
Mais uma vez elogios, a postagem fica cativante com os links.

Com carinho,
Grace Maria