- Didática, Planejamento e Avaliação;
- Educação de Jovens e Adultos no Brasil;
- Língua Brasileira de Sinais - Libras - EAD;
- Linguagem e Educação;
- Seminário Integrador VII.
- Didática, Planejamento e Avaliação - Esta disciplina foi muito importante para a elaboração do meu projeto de estágio, pois busquei alguns teóricos para me auxiliar, principalmente quanto a avaliação.
Acredito que os temas geradores como metodologia de ensino conjugue entre educação e consciência política, pois ao abordar um problema vivenciado pela comunidade, as alunas e os alunos são desafiados a buscar respostas aos seus questionamentos, ficando assim, num estado de consciência crítica, onde são instigados a mudarem de postura. A aprendizagem se dá mais facilmente com essa metodologia, pois é ativa, dialógica e criticista.
- Educação de Jovens e Adultos no Brasil - Nesta disciplina desenvolvemos todas as atividades em grupos. Eu nunca trabalhei com alunos jovens e adultos, mas pelo que li e ouvi das colegas, devemos levar em consideração suas experiências de vida, pois além de ensiná-los, também aprendemos com sua "bagagem" cultural.

- Lingua Brasileira de Sinais - Libras - Com esta disciplina tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a história dos surdos no Brasil e conhecer também uma pessoa surda - nossa professora: Carolina Hessel da Silveira. Senti uma angústia muito grande quando tivemos que traduzir um diálogo entre três pessoas surdas, pois me senti, como disse a professora no comentário: um peixinho fora d'água. Eu tive só esta experiência, mas os surdos tem este sentimento por quase toda sua vida.
Um comentário:
Que bacana Solange que a interdisciplinaridade fez repensar as concepções de ensino e aprendizagens para tua prática pedagógica.
As reflexões evidenciam que estudos teóricos e aprendizagens te auxiliaram no desenvolvimento do estágio e que o PEAD plantou a semente do “educador pesquisador”.
Com carinho,
Grace Maria
Postar um comentário