novembro 03, 2010

Analisando meu blog - Eixo VII - Parte I

As interdisciplinas do Eixo VII - Prática Pedagógica e Currículo - Teorias em Ação são:
  • Didática, Planejamento e Avaliação;
  • Educação de Jovens e Adultos no Brasil;
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras - EAD;
  • Linguagem e Educação;
  • Seminário Integrador VII.
No mês de novembro temos que analisar dois semestres durante quatro semanas, então resolvi dividir em duas partes cada semestre. Nesta primeira parte irei analisar as interdisciplinas de:

  • Didática, Planejamento e Avaliação - Esta disciplina foi muito importante para a elaboração do meu projeto de estágio, pois busquei alguns teóricos para me auxiliar, principalmente quanto a avaliação.

Acredito que os temas geradores como metodologia de ensino conjugue entre educação e consciência política, pois ao abordar um problema vivenciado pela comunidade, as alunas e os alunos são desafiados a buscar respostas aos seus questionamentos, ficando assim, num estado de consciência crítica, onde são instigados a mudarem de postura. A aprendizagem se dá mais facilmente com essa metodologia, pois é ativa, dialógica e criticista.

  • Educação de Jovens e Adultos no Brasil - Nesta disciplina desenvolvemos todas as atividades em grupos. Eu nunca trabalhei com alunos jovens e adultos, mas pelo que li e ouvi das colegas, devemos levar em consideração suas experiências de vida, pois além de ensiná-los, também aprendemos com sua "bagagem" cultural.

  • Lingua Brasileira de Sinais - Libras - Com esta disciplina tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a história dos surdos no Brasil e conhecer também uma pessoa surda - nossa professora: Carolina Hessel da Silveira. Senti uma angústia muito grande quando tivemos que traduzir um diálogo entre três pessoas surdas, pois me senti, como disse a professora no comentário: um peixinho fora d'água. Eu tive só esta experiência, mas os surdos tem este sentimento por quase toda sua vida.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Que bacana Solange que a interdisciplinaridade fez repensar as concepções de ensino e aprendizagens para tua prática pedagógica.
As reflexões evidenciam que estudos teóricos e aprendizagens te auxiliaram no desenvolvimento do estágio e que o PEAD plantou a semente do “educador pesquisador”.

Com carinho,
Grace Maria