outubro 26, 2010

Complementando os eixos IV e V

Após o comentário da tutora Grace nas postagens dos eixos 4 e 5, resolvi usar esta última semana para complementá-las.

No quarto semestre além da interdisciplina Seminário Integrador IV tivemos as disciplinas:

Representação do Mundo pela Matemática, onde criamos uma página em nosso pbworks com todas as atividades realizadas, comentadas e posteriormente, refeitas.

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais - muitas leituras e atividades que colocávamos em prática com nossas turmas e uma específica sobre a sombra. Esta atividade foi realizada em várias etapas com o fechamento de um passeio no Planetário, pois as crianças tinham a concepção ingênua de que o sol "andava" e precisamos ajudá-los a perceber que isto não ocorre.

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais - a partir destas aulas aprendi a trabalhar sobre o pertencimento, a identidade das crianças e as relações sociais, assunto que estou pesquisando em meu TCC.

Todas as atividades eram realizadas com nossos alunos, afinal de contas esta é uma das propostas do curso, levar em consideração nossa experiência docente. As aprendizagens foram muito significativas, pois como disse anteriormente não ficamos só na teoria, aplicamos na prática.

No quinto semestre além das Interdisciplinas Seminário Integrador V e Psicologia da Vida adulta tivemos as disciplinas:

Organização e Gestão da Educação - a frase de Vitor Paro traduz muito bem o que é gestão e democracia na educação, onde ele diz que "Ser gestor significa ser o mediador para os fins, e os meios não podem ir contra os fins" e que "Democracia é, antes de tudo, fazer com que todos tenham os mesmos direitos."

Na postagem que fala sobre a gestão democrática na escola pública é bem interessante ler, pois nos diz exatamente o que ocorre na maioria das escolas da rede estadual de educação. Os diretores embora sejam eleitos pelo voto da comunidade escolar, ainda são os centralizadores do poder dentro da instituição. São raras as escolas que aceitam/permitem a participação efetiva de toda a comunidade.

Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são:

  • Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.
  • Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.
  • Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

Organização do Ensino Fundamental - nesta interdisciplina usamos em praticamente todo o semestre a plataforma rooda para realizarmos debates com os temas sobre projeto político pedagógico e regimento escolar.

Não fiz nenhuma postagem para esta disciplina, mas gostaria de deixar registrado que todo o planejamento de uma escola deve começar pelo diagnóstico. Precisamos conhecer a comunidade onde estamos inseridos, saber das dificuldades, dos desafios e das nossas possibilidades.

Infelizmente, ainda encontramos escolas onde o planejamento e o regimento são elaborados sem estes importantes requisitos e sem a participação da comunidade escolar.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Solange as complementações aos eixos IV e V ficaram ótimas, pois os registros de evidências sempre trazem uma retomada mais ilustrativa, levando o leitor até as postagens passadas, contextualizando o que dizes no presente.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria