outubro 18, 2010

Analisando meu blog - Eixo VI

No sexto semestre tivemos as seguintes disciplinas:
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II;
  • Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
  • Filosofia da Educação;
  • Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História;
  • Seminário Integrador VI.
Para não fugir do padrão, como sempre, as postagens eram feitas seguidas de imagens e fotos que tinham algum significado, naturalmente, com o assunto publicado. Poucos comentários das tutoras, das colegas e um "puxãozinho de orelhas" da professora Bea, sempre muito bem vindo...

O semestre foi extremamente importante para mim, pois consegui usar as aprendizagens de todas as interdisciplinas com minha turma e esta prática tenho seguido sempre.

Ao trabalhar com seres humanos sempre nos deparamos com questões acerca das diferenças, principalmente quando estes seres são crianças que estão iniciando no mundo dos relacionamentos sociais como a escola, por exemplo. Para abordar as questões sobre etnias com a turma trabalhamos com um mosaico etnicoracial e quando tive que fazer uma atividade para a disciplina de Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História não tive problema, pois a aluna que entrevistei se achou a pessoa mais importante do mundo.

Realizei um teste com o método clínico piagetiano com um aluno da escola que também é meu vizinho. Foi o máximo! Fiquei quase "desequilibrada" como disse a profe Bea...

A disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foi muito importante naquele semestre, porque naquele ano foi a primeira vez que tive uma aluna com necessidades especiais. O trabalho que desenvolvi com ela foi todo oral, pois ela tinha um problema neurológico que lhe afetava a coordenação motora. Infelizmente trabalhei sozinha, porque a escola onde trabalho não tem estrutura para atender alunos/alunas com necessidades especiais.

A experiência que eu tive no magistério com a disciplina de filosofia foi frustrante e eu não queria nem ouvir falar em filosofia, mas neste sexto semestre foi diferente. A professora Elaine Conte me cativou, mudei a maneira de ver a filosofia. Ela também conduziu com excelência a orientação do meu workshop final do semestre.

Na disciplina do Seminário Integrador VI desenvolvemos projetos de aprendizagem em grupos. O grupo que fiz parte pesquisou sobre o pen drive.

Nos PAs (Projetos de aprendizagem) aprendemos a trabalhar com questões que sejam de interesse do grupo. A partir da questão principal listamos nossas certezas e dúvidas e posteriormente, após as pesquisas, nossas dúvidas passam a ser certezas ou não. Ao fazer esta listagem podemos partir para o mapa conceitual, onde cada componente contribui até chegar ao mapa final. Neste tipo de trabalho é utilizada a escrita coletiva. Aprendemos a fazer este tipo de texto na disciplina Seminário Integrador III.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Excelente Solange foi muito, muito interessante esta viagem pelo Blog, em especial nesta postagem: “Analisando meu Blog – Eixo VI”, tudo tão redondinho, os links, as reflexões, as pesquisas, a teoria sendo vivenciada na tua prática pedagógica e acadêmica, tudo bem documentado.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria