outubro 04, 2010

Analisando meu blog - eixo IV

O quarto semestre começou e as postagens seguiram nos moldes dos semestres anteriores, muitas imagens e algumas informações sobre as aulas presenciais que tinham por objetivo a apresentação das interdisciplinas e os/as respectivos/as professores/as e tutores/as. No início foram feitos alguns comentários das colegas (sempre muito gentis) e "puxões de orelha" da professora Bea. Estes necessários para que eu me desacomodasse e fizesse realmente algumas reflexões sobre a minha prática e o curso.

Neste semestre as atividades do Seminário Integrador IV continuaram no pbworks da interdisciplina, mas também com reflexões no blog. Uma destas atividades era o desenvolvimento do PIE (Plano Individual de Estudos), onde deveríamos criar uma página no nosso pbworks e escrever sobre nossos desejos, anseios e necessidades como aprendizes. A partir de uma análise feita sobre o projeto de aprendizagem realizado/apresentado no final do terceiro semestre a maior dificuldade que eu tinha era em apresentar para professor, tutora e colegas, ficava extremamente nervosa. Tentei várias vezes fazer filmagens para me ver, mas ficavam horríveis! Atualmente, após oito apresentações, obviamente fico nervosa, mas felizmente consigo me controlar e fazer uma boa apresentação, pois segundo minhas colegas de grupo, esta última foi a melhor apresentação que eu fiz desde o primeiro semestre.

No quarto semestre também desenvolvemos uma atividade com nossos/as alunos/as o lançamento de perguntas. Com essa atividade pretendeu-se desenvolver a arte de fazer perguntas e destacar a importância de passarmos de um trabalho escolar em que o/a aluno/a responde perguntas formuladas pelo/a professor/a para um trabalho em que alunos/as e professores/as questionem a realidade, lancem perguntas e busquem respostas, em trabalhos cooperativos. As crianças ainda não estavam familiarizadas com este tipo de trabalho, então quando um aluno disse que queria saber sobre animais, todas as perguntas foram relacionadas a animais. Estávamos nos preparando para trabalhar com projetos de aprendizagens, mas este assunto fica para a próxima postagem (próximo semestre)...

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Solange!
Neste semestre as novas aprendizagens do Seminário Integrador levaram para a sala de aula um novo olhar para a pesquisa, não é mesmo!
As demais interdisciplinas também agregaram novas aprendizagens?
Continuaremos nos comunicando.
Com carinho,
Grace Maria