abril 08, 2010

Gosto pela leitura...

A Arquitetura pedagógica que escolhi para realizar o estágio são textos coletivos - reconto de uma historinha, de um gibi ou modernização dos contos de fada - para trabalhar com os alunos e as alunas.

Sempre que pego um livro de literatura infantil para contar uma história, dois alunos (irmãos) um com 8 anos e o outro com 10 anos, reclamam que não querem ouvir.

Pego livros pequenos para não cansá-los.

Como eles são extremamente tímidos, quando peço para contarem uma história se negam.

Estou programando para a próxima semana levar a turma à biblioteca e incentivar estes alunos a procurarem um livro de seu interesse.

Como incentivar uma criança a ler um livro se ela não gosta de ouvir histórias?

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Solange!!!

Tudo bem?
Frente a este desafio, te lanço outro: o papel de um ouvinte de histórias é o mesmo de um leitor? Que mudanças existem nestes dois papéis?
Fica a sugestão de reflexão, ok???
Beijokas,
Vanessa

Beatriz disse...

Solange, por que será que não gosta de ouvir história? Seria bom que tentasses descobrir os motivos? Quem sabe a vida deles é tão vazia que nem acreditam que haja chance de ter o prazer de ouvir histórias. Que tal ver o que escolhem? Quem sabe histórias reais os interessem? Esse é um belo desafio: sair da arquitetura com eles gostando de ler, contar e escrever.
Um abração
Bea