abril 17, 2010

Medo de "errar"...

Agora no início está muito difícil de realizar a atividade da escrita do texto, pois as crianças não querem escrever, querem desenhar para representar a história. Somente dois meninos escreveram toda a história da Chapeuzinho Vermelho e a música. Eu fui a escriba no cartaz.

Durante a semana os alunos e as alunas realizaram atividades de segmentação de palavras nas frases e frases no texto, fiquei preocupada com alguns alunos que não conseguem representar graficamente os números.

Após a turma ir à biblioteca e escolher o livro que iremos trabalhar na semana seguinte (Os dez amigos de Ziraldo) e ler o comentário da professora Neusa na página do Projeto de Estágio tudo se encaixou... Escolher um “tema gerador” e trabalhar a grafia dos números.

Na quarta-feira realizei uma reunião com os pais/responsáveis dos/das alunos/alunas, para orientá-los quanto à realização do tema de casa e a importância do mesmo. Percebi que não tinham o hábito de fazer a tarefa em casa e muitos alegavam esquecimento: de trazer ou fazer. No último dia da semana todos trouxeram o tema.

Na sexta-feira fizemos o ditado das palavras significativas da história e constatei que uma menina copiou as palavras do tema de segunda-feira, que era ligar as personagens da história ao desenho.

Alguns alunos/alunas na segunda-feira estavam com medo de escrever o ditado – alunos/alunas repetentes que têm medo de “errar” – falavam que não sabiam escrever. Na sexta-feira fizeram tranquilamente o ditado. Estavam confiantes de que sabiam escrever.

Um comentário:

Beatriz disse...

Solange, aqui nesse espaço mais que relatar tens que buscar tirar dos fatos algumas conclusões. Por que achas que na sexta estavam tranquilos e confiantes? O que aconteceu na semana para que passassem do medo de errar para a confiança? E o que passou em ti? Que mudanças são percebidas e que foram interferentes nesse processo? Aqui é o momento de refletir e juntar as pontas. Vamos lá? Quato ao cansaço, medo de errar, faltar ajuda, se assustar.... isso tudo faz parte de uma situação avaliadora. Destes conta do que teu aluno sofre?
Um abração
BEa