abril 14, 2010

Papeis: ouvinte x leitor de histórias


Refletindo sobre o desafio que a Tutora Vanessa fez à postagem anterior:

Quando lemos uma historia para alguém precisamos fazer com que ele se interesse e compreenda o que estamos lendo, por isso é fundamental contar a história fazendo as vozes e os gestos.

E o ouvinte só tem que soltar a imaginação...



Quanto a postagem anterior:

Talvez este aluno (dez anos) pense que já está muito "velho" para ouvir historinhas e seu irmão (8 anos) concorda: faz cara feia e "diz que historinha não!!!", mas na aula em que a turma criou o texto coletivo o irmão mais novo participou ativamente da narrativa.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Solange!

Pode ser também uma possibilidade de que este aluno não goste de ouvir a história por estar em um papel passivo...e quando participa ativamente (cfe relatou) há um interesse maior. Possibilitar a ele a oportunidade de ser o leitor poderá ser uma tentativa.

Grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Combina com o que te disse na postagem anterior!! Que bom que já começastes a levantar hipóteses.
Um abração
Bea