abril 23, 2010

Tempo...paciência...afeto...

Como na semana passada a leitura do livro escolhido era relativamente extensa e eu havia percebido que a dificuldade da grande maioria da turma era em fazer a reescrita da história da Chapeuzinho Vermelho, resolvi começar a semana com a escrita de um texto menor. Após ler a história dos “Dez amigos” de Ziraldo, propus que as crianças fizessem duas listas de palavras, uma com o nome dos dedos da mão e a outra com o nome “popular”, pois na história há esta comparação.

Os alunos que já escrevem conseguem perceber e usar a segmentação das palavras nas frases, mas ainda tem um que não consegue.
Diariamente os alunos e as alunas se ajudam na hora do ditado, mesmo que eu diga que é individual e que devem fazer sozinhos, sempre têm os que copiam ou dos colegas ou do caderno. Para ver como está a escrita, peço que venham ao quadro e escrevam algumas palavras.

O retorno dos pais quanto ao tema foi 99,9% atendido. Somente uma aluna continua não entregando o tema. Sua mãe estava presente à reunião, mas com certeza ela não revisa o caderno da filha, pois mandamos, o SOE e eu, um bilhete para que ela comparecesse à escola e ainda não obtivemos o seu retorno. Vou continuar insistindo... Nas aulas ela tem participado, pois antes ela não fazia as atividades, não respondia aos estímulos lançados por mim, até que na semana passada consegui que ela fosse ao quadro segmentar uma frase do texto. Ela subiu na cadeira (é muito pequena para alcançar no quadro) e eu a peguei no colo para que as crianças conseguissem enxergar o que ela tinha feito. A partir deste dia seu comportamento mudou. Ela me abraça e tenta fazer as atividades, porém ainda com um olhar meio desconfiado.

O momento que as crianças mais gostam da aula é quando elas participam dos jogos e quando tem educação física livre, pois os meninos adoram jogar futebol e as meninas de pular corda, mas infelizmente nesta semana choveu nos dois dias de educação física e nós ficamos a semana toda sem pátio e sem recreio, pois não há espaço suficiente para as crianças brincarem na área coberta.

Fiquei surpresa na segunda-feira após mostrar a história “Os dez amigos” no notebook quando um aluno – já havia feito uma postagem comentando que ele e o irmão não gostavam de ouvir histórias – me falou que tinha um livro parecido com aquele. Eu perguntei se ele queria me mostrar e que trouxesse no outro dia. Na terça-feira o aluno trouxe o livro Pelegrino & Petrônio, de Ziraldo. Mostrei às crianças e todas disseram que queriam ouvir a história. Combinamos de usar na semana seguinte o livrinho.

Um comentário:

Beatriz disse...

Sola querida, já pensastes em fazer ditado colaborativo? Ai não precisa mais colar do companheiro ou do caderno. Eu vi uma forma bem gostosa de ditado feito por uma prof de uma escola: ela ditava e os alunos em dupla, escreviam em um espacinho de chat, no computador. Assim, todos viam o que todos escreveram e podiam ajudar os que estavam com problemas. Foi uma atividade muito intensa e divertida, com a máquina oportunizando a comunicação e a colaboração. Sola, posso te redirecionar? Gostaria que no blog te dedicases a refletir sobre que tipo de mudanças tu notas em ti, como professora, no estágio. O que o curso te mudou? Como isso extravasa para os alunos? Aqui não é o espaço do estágio e sim do curso como um todo. Aqui trata-se de uma reflexão mais ampla e mais profunda.
Um abraço
Bea