abril 24, 2010

Grupos?!!!

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." Carlos Drummond de Andrade

No início do curso usei esta frase do Drummond em meu pbworks, pois sempre acreditei que devemos promover a integração, a colaboração, a participação... entre os alunos e as alunas. Eu consigo tudo isto formando grupos ou usando as classes dispostas em "U" na sala de aula.Como eu divido a sala de aula com uma colega no turno inverso, todos os anos é uma chateação, pois ela não consegue trabalhar como eu, em grupos. No ano passado eu troquei do segundo para o primeiro ano, a sala faz parte do espaço da educação infantil, lá as mesas são redondas e pequenas, próprias para alunos com seis anos, não precisava "arrumar" as mesas.

Houve uma confusão no início deste ano letivo e eu retornei ao segundo ano e para a minha antiga sala de aula com classes individuais. Mais uma vez a chateação. As senhoras que fazem a limpeza pediram que eu arrumasse as classes diariamente, pois elas não têm tempo. Fui falar com a diretora e esta veio com o argumento de que a colega do turno da manhã estava usando o programa Alfa e Beto, a sala está lotada e ela precisa fazer a avaliação individual e não pode arrumar a sala diariamente. Propus que cada semana uma arrumasse a sala, mas não aceitaram!!! Mesmo eu usando o argumento de que estou fazendo estágio e que o ideal seria usar as classes em grupo, nada feito.

Resultado: todos os dias vou para a escola meia hora antes da entrada para arrumar as classes.



Aqui as classes estão organizadas em duplas. É o máximo que a colega consegue trabalhar em se tratando de agrupamento.






Nesta foto meus alunos e minhas alunas (em grupo) estão segmentando as palavras do jogo do bingo e mostrando o número de letras com os números móveis.

2 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Solange!
Lembras que conversamos sobre isso, anos atrás (noooossa, quanto tempo) em um de meus blogs? Fiz uma postagem sobre o assunto e tu comentaste.
Eu ainda penso que a lógica deveria ser outra...Afinal, quem disse que as classes uma atrás da outra é o modo "correto e definitivo"? Ora, se teus alunos recebem as classes de um jeito que não é o usual deles necessitando uma nova organização, porque a outra professora não pode também organizar as classes do seu jeito?
Muito estranho tu receberes de um jeito que não utilizas e ainda teres que arrumar, no outro dia...
Na escola onde estou(com EJA)isso também acontece. Mas como a professora da turma, também é do outro turno e utiliza a mesma sala, arruma com os pequenos algumas vezes, outras pede que os alunos da noite arrumem...
Um beijo!Qualquer dia nos falamos! Inté!

Beatriz disse...

Que coisa!! Um bom exercício está proposto pela Bia: os alunos ajudarem a arrumar a sala no final do dia. Isso, provavelmente geraria excelentes conversas e justificativas. Que tal perguntar Por que será que eles precisam trabalhar um atrás do outro e nós gostamos de trabalhar em grupo? Qual são as vantagens de um jeito e do outro? Como resolver desvantagens do grupo, se houver? Aqui dá uma bela lição de trabalho cooperativo. Sola, de onde vem essa vontade de trabalhar em grupo? Desde qdo a utiliza? Sempre foi com a mesma intenção? Como resolves as questões dos alunos que "se deitam" em cima dos outros? Vamos refletir sobre trabalhar em grupo?
Um abração
Bea