maio 15, 2010

Conflitos: limites - violência

Tem sido muito difícil conseguir manter o interesse dos alunos e das alunas o tempo todo. Diariamente as crianças brigam agredindo-se violentamente. Em alguns momentos eu fico sem saber como agir, em outros simplesmente retiro-os da sala de aula. Isto tem me angustiado muito, além da preocupação com o desenvolvimento cognitivo da turma.

À noite, quando não consigo dormir pensando nos acontecimentos do dia, tenho algumas ideias e na noite passada lembrei-me da interdisciplina do sétimo semestre Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II e nos textos que tratavam exatamente sobre as questões de limite, moralidade e violência na escola.
Percebo que "Nossa sociedade precisa de cidadãos autônomos capazes de pensar, e não apenas de obedecer a regras preestabelecidas" (PIAGET, 1996, p. 32) e para poder ajudar minha turma começo a reler os textos disponibilizados na biblioteca da interdisciplina.

Nenhum comentário: