maio 30, 2010

Terminando o primeiro trimestre

Amanhã, 31 de maio, encerra o primeiro trimestre na Escola. Na sexta-feira fizemos o conselho de classe. Alguns dados do conselho: tenho duas alunas em atendimento neurológico e uma terceira está sendo encaminhada para avaliação no NASCA (Núcleo de Atenção e a Saúde da Criança e do Adolescente), pois ela está com dez anos e ainda não reconhece as letras e pelos pressupostos teóricos de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski, está no nível pré-silábico.

A criança está constantemente pensando sobre seu objeto de aprendizagem - a língua escrita. Quando instigada ou estimulada a conferir suas hipóteses, a criança vive o chamado ‘conflito cognitivo’. Nesse processo, ela pode mudar sua hipótese e transformá-la num outro conceito, mais amplo e mais complexo". Tenho me empenhado bastante para interferir na escrita das alunas e dos alunos, pois “a passagem de uma hipótese para a outra é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo professor”.


Os níveis em que se encontram meus alunos e minhas alunas do segundo ano, turma C.




Referência

PSICOGÊNESE da escrita. In: Letra A: o jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, p. 4, v.1, ago/set. 2005.

Um comentário:

Beatriz disse...

Sola, diante desse quadro, o que o curso te ofereceu cmo recursos, bases teóricas e ferramentas para te facilitar o trabalho?
Um abração
Bea