maio 24, 2010

Trabalhar em Grupos...

Trabalhar com as alunas e os alunos em grupo...

Trabalham cooperativamente ou simplesmente trabalham agrupados?

Esta é a visão das pessoas que observam minha turma trabalhando, simplesmente trabalham agrupados, pois não há cooperação, tolerância, solidariedade e aceitação das diferenças.

Para mudar isto, no início da aula, sentamos em círculo com as cadeiras para conversar (refletir) sobre o trabalho em grupo. Perguntei se gostavam, o que pensavam a respeito e qual era a importância de trabalharmos desta maneira. Todas as crianças têm clara a ideia de cooperação.

A experiência que farei nesta semana para ver se a turma conseguirá trabalhar cooperativamente em grupo, é sobre a Copa/2010.

Hoje trabalhamos com um texto informativo e na hora de realizar as atividades propostas - pintar as bandeiras de alguns países e o mascote Zakumi - as crianças tiveram que recorrer ao álbum de figurinhas que os meninos estão colecionando.

Todos os dias quatro meninos trazem seus álbuns para a sala de aula, mas justamente hoje que nós precisamos, só um aluno trouxe e mesmo assim houve cooperação entre os membros dos grupos. O menino dizia as cores da bandeira da Itália, por exemplo, e cada aluno ia dizendo pro seu grupo e ajudando quem não havia escutado.

Colamos os mascotes em volta do mapa da África do Sul para enfeitar o mural do saguão da Escola.
Trabalhar em grupo é importante para mim, pois acredito que facilita a aprendizagem. Quando uma criança não entende uma determinada atividade, vejo os colegas de grupo ajudando, orientando. Trabalho desta forma há mais de treze anos. Sei que há cooperação entre as crianças.
O que está faltando em minha turma é um trabalho mais aprofundado sobre as diferenças, o respeito e a aceitação das mesmas.

Um comentário:

Beatriz disse...

Se já identificastes o que trabalhar, arregaça as mangas e começa a luta!! Se eles sentirem que parceiria entre eles significa ajudar, pedir ajuda, oferecer, cobrar, intervir,eles vão começar a trabalhar melhor. A Copa é ideal para isso: os times não são agrupamentos de jogadores e sim um grupo afinado. Que tal analisar, com eles, um time e seu técnico?
Um abração
Bea