maio 01, 2010

Construindo os números

Como a semana que vem antecede o dia das mães, combinamos de não usarmos literatura, mas uma música para homenageá-las.

As crianças, nesta terceira semana, estão mais dispostas a escrever. Digo isto porque na primeira semana não tinham segurança para escrever, achavam que não sabiam e não tentavam, outros tinham medo de “errar” por serem repetentes e ouvirem da professora do ano passado: “está errado e não é assim que se escreve!” Escrevem e correm para me mostrar. Seus olhos brilham quando digo que é assim que se escreve, mesmo quando questiono se está faltando alguma letra e peço que leiam até descobrirem qual está faltando para chegar à grafia correta.

No primeiro dia desta semana conversamos sobre o sonho que cada um tinha de ser quando crescesse. Pedi que escrevessem o seu sonho no caderno. Todos escreveram. Ao longo da semana trabalhamos as palavras da história (Pelegrino & Petrônio) e as dos sonhos que foram listadas, surgindo, assim, um número bem maior de palavras.

Comentei com as crianças que tenho uma coleção de tampinhas de garrafas e perguntei se gostariam de colaborar trazendo mais tampinhas durante a semana. A coleção aumentou consideravelmente e combinamos que a caixa de contagem ficaria na sala de aula para nos auxiliar na construção dos números, pois a maioria das crianças não consegue representar os números além do dez. Tenho usado a numeração das linhas do texto e das palavras nas frases para contar, grafar e discutir com a turma os antecessores e sucessores. Na sexta-feira construímos uma tabela no caderno com os números de 1 a 30 e percebi que a maioria tem dificuldade na representação, então nas próximas semanas usaremos as tampinhas até que todos consigam entender e representar os números.

Um comentário:

Beatriz disse...

Sola, como fui no teu pbworks de estágio percebi que tuas postagens daqui repetem as postagens de lá. Na verdade, isso não vai dar certo. Sabes por que? Simplesmente porque as intenções são diferentes. Aqui não se trata de refletir sobre o trabalho da semana e dos fatos mais sugestivos. Aqui setrata de refletir o qto o curso te ajudou para o estágio ser ou não inovafdor. Aqui se trata de refletir e considerar o quanto crescestes como professora e o quanto tu vislumbras hoje do que ontem não vias. É isso ai amiga!! Vamos tentar?
Um abração
Bea