outubro 13, 2009

Diálogo em LIBRAS


Para a atividade 3, Unidade 1 da Interdisciplina Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em duplas, após assistir um vídeo com diálogo (cumprimento) entre três pessoas surdas (nossas professoras) tivemos que transcrever esse diálogo.

Não foi fácil! Alguns sinais, mesmo olhando o dicionário de LIBRAS, não conseguimos identificar.

Na aula presencial conversamos com a professora Carolina através da intérprete Cristina e eu fiquei muito angustiada de não poder me comunicar diretamente com ela. Assistindo ao diálogo fiquei muito mais. Me senti completamente fora do mundo, desamparada, sem saber o que estavam "falando". Será que a pessoa surda se sente assim, quando está rodeada de pessoas ouvintes?

outubro 11, 2009

Narrativa Infantil

Para realizarmos a atividade da Interdisciplina Linguagem e Educação era necessário assistir ao vídeo Pensamento Infantil - A narrativa da criança, ler o texto de Thaís Gurgel Tem um monstro no meio da história in Revista Nova Escola, Agosto 2009 e ouvir um aúdio Narrativa de um adulto, que é uma narrativa oral de uma senhora de 70 anos, não alfabetizada.

A atividade consistia em gravar uma criança em fase inicial de escolarização contando uma história.

Pedi à minha vizinha que sua filha de 3 anos me contasse uma história. Ela começou a contar a história da Encantada (Enchanted, 2007).

Tinha uma princesa e um príncipe e a bruxa mandou a princesa pra baixo. A bruxa cortou meu cabelo bem curto. Tinha o Barnei (seu gato) ele fez coco lá na minha casa. A bruxa faz assim (ela dá uma gargalhada).

Na narrativa a menininha tem uma atitude que é sincrética - tudo ao mesmo tempo, agora.

outubro 08, 2009

Aula presencial

Ontem estivemos no polo Alvorada para a aula presencial da Interdisciplina Seminário Integrador VII, com as presenças das professoas Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena, as tutoras da Sede Daiane Grassi e Vanessa Costa, as tutoras do polo Adriana Irigaray e Grace Milchareck.

É muito bom chegar no horário e acompanhar todos os esclarecimentos desde o início, mesmo que para isso tenha que sair mais cedo da escola, dispensando meus alunos às 16h, pois se saio no horário normal, pego engarrafamentos e levo mais de 1 hora para chegar.

Tiramos algumas dúvidas a respeito dos créditos complementares para a conclusão do curso e novamente falamos sobre o estágio obrigatório que acontecerá no próximo semestre (motivo de muita angústia e ansiedade para nós).

Nos reunimos em grupos para iniciar a atividade 7: Em grupos, identificar os elementos constitutivos de um trabalho diferenciado.

outubro 05, 2009

Reflexão sobre minha prática

Na postagem sobre o filme, “E seu nome é Jonas”, que devemos assistir para realizar uma atividade da Interdisciplina de LIBRAS, a tutora da sede, Interdisciplina Seminário Integrador VII, Daiane Grassi lançou-me um desafio: “realizar uma parada (e uma postagem) para refletir sobre tua prática e as influências que o PEAD está realizando na mesma”.

Foi na Interdisciplina Linguagem e Educação sobre uma atividade que tínhamos que estudar a narrativa das crianças que houve uma significativa mudança em minha prática, pois cada vez que contava uma história e as crianças iam acrescentando detalhes de suas vidas pessoais, eu não entendia e achava que não era normal, mas sim, é prá lá de normal eles fazerem isso. Atualmente conto histórias e faço questão que participem da contação, principalmente porque estou trabalhando com crianças na faixa etária entre cinco e seis anos e não posso permitir que fiquem retraídos e com medo de participar das aulas.

O texto utilizado para a atividade: Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009). In: Revista Nova Escola. Agosto 2009.

Assista o vídeo "Pensamento infantil - A narrativa da criança".
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-narrativa-crianca-489339.shtml