setembro 20, 2010

Analisando meu blog - Eixo III

No final do segundo semestre (eixo II) fiz uma postagem mensionando as interdisciplinas do eixo III pensando que seria um semestre maravilhoso e estava apostando nisso, pois teríamos aulas de Artes Visuais; Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem; Ludicidade e Educação; Música na Escola; Teatro e Educação e, como não poderia faltar, as atividades sempre prazeirosas do Seminário Integrador III. Não me decepcionei!!! Foi um semestre cheio de atividades onde aprendemos muito, como os outros, mas brincamos bastante e aprendemos a ensinar brincando.

Nas postagens apareceram muitas imagens de giffs animados, mas também filmagens e fotos com as atividades desenvolvidas com os meus alunos e as minhas alunas. Naquele semestre ganhei uma máquina fotográfica digital. Sempre a levo para a escola e me foi muito útil nestes semestres restantes do curso, inclusive para registrar as atividades de meu estágio supervisionado (eixo VIII).

Todas as interdisciplinas tiveram uma importância muito grande, pois aprendi a trabalhar com mais prazer e dar prazer às crianças. Uso sempre as brincadeiras aprendidas, o jeito de contar histórias, brincar por brincar, atividades com música, releituras (as crianças criam a partir de assuntos, temas ou de datas comemorativas).
Foi no terceiro semestre que mudei minha prática, além das brincadeiras que aprendi e que uso sempre, também faço com as crianças brincadeiras antigas, cantigas de roda, pular corda, passar anel... Cada dia que temos educação física, brincamos e nos divertimos muito!

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Solange gostei muito da expressão: “aprendemos a ensinar brincando” e também das evidências descritas que remete o leitor conhecer a tua prática pedagógica.
Parabéns e continue assim, trabalhando com prazer e proporcionando prazer às crianças.
Com carinho,
Grace Maria