setembro 04, 2010

Analisando meu blog - Eixo I

Algumas das postagens feitas por mim, no primeiro semestre do curso, eram poemas que retratavam meu estado de espíriro e também para me familiarizar com esta "nova" ferramenta que até então eu não sabia como funcionava, não conhecia.

Nos primeiros semestres (e até hoje eu gosto muito) adicionava muitas figuras (giff) animadas. Ficava maravilhada com esta tal tecnologia, pois o computador para mim servia apenas para fazer trabalhos de digitação e como não ficaria encantada com todos os recursos como inserir imagens, músicas, vídeos e fotos no blogger?
No primeiro semestre também eram frequentes as visitas de colegas, tutores e professoras para deixarem comentários de incentivo ou de retorno sobre a realização das atividades postadas no blog e lendo-as, fiz uma viagem no tempo...emocionantes!

Neste primeiro semestre foram postadas as atividad
es da interdisciplina ECS (Escola, Cultura e Sociedade), as quais eram publicadas na íntegra no pbworks da interdisciplina e em nossos blogs. Nesta mesma interdisciplina também algumas atividades eram postadas com o propósito de visitarmos colegas dos outros polos (Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo e Três Cachoeiras) para comentar em suas postagens e receber seus comentários.

Quando iniciamos as atividades a primeira postagem era de uma atividade conjunta das interdisciplinas Escola, Cultura e Sociedade e Escola Projeto Pedagógico e Currículo (ECS/EPPC), onde o tema proposto era: Quem sou eu, onde vivo e trabalho. Por que me tornei professor@? Como vivencio hoje o ser professora/professor? Tenho ousadia para... Tenho medo de... Quero dialogar sobre...Nesta atividade escrevi minha história - minha trajetória.

A postagem da disciplina Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação faz referência a uma atividade onde deveríamos pesquisar dois blogs educacionais. Nesta atividade fiz referência a um trabalho conjunto entre aluno e professor no ambiente informatizado, onde infelizmente não pude estar ao longo do curso e em meu estágio supervisionado, pois não havia laboratório de informática na escola onde trabalho. Somente agora, no nono semestre, que estou levando meus alunos e minhas alunas a construírem esta prática tão almejada por mim durante todo o curso, pois houve boa vontade da direção atual e, finalmente, liberou aos usos dos sujeitos mais importantes dentro de uma instituição escolar.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Solange!
Esta viagem no tempo sempre é emocionante e gostei muito de conhecer um pouco a história da tua trajetória profissional.
Os links que levam o leitor até as postagens passadas, contextualizando o que dizes no presente foram muito bem colocados, pois cativa o leitor a continuar a leitura, assim ocorreu comigo.
Com carinho,
Grace Maria

disse...

Solange

Também gostei muito deste teu relato, assim como de outros anteriores!

Bom ver que manténs o entusiasmo pelo trabalho, pelas novidades e, principalmente (como bem lembraste), entusiasmo pela ação-reflexão contínua com a Pedagogia e com os "sujeitos" sem os quais ela não existiria.

Bjãoooooooo