outubro 31, 2006

ECS7 - Marx & Engels

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológica - A
Nome do Aluno: Solange Molina Sentinger
Número da atividade:7
Pólo: Alvorada

Marx e Engels
Karl Heinrich Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx.

Karl Marx iniciou seus estudos sobre filosofia materialista, o idealismo de Hegel, do qual foi discípulo, e a história pelas relações sociais. Formulou uma nova visão do mundo, criando para isso uma nova filosofia, o materialismo dialético. O Materialismo Dialético consiste numa visão materialista do mundo. Marx fora perseguido e exilado diversas vezes devido às suas atitudes. Uma vez exilado na França ele conheceu outro jovem revolucionário chamado Friedrich Engels. Engels logo se tornou amigo íntimo de Marx, ajudando-o a construir toda sua obra, além de lhe auxiliar financeiramente.

Segundo Marx/Engels, todas as sociedades até os dias de hoje tiveram suas histórias baseadas nas lutas de classes. Na Grécia antiga eupátridas (cidadãos nobres) versus metecos (estrangeiros) e escravos, no Império Romano patrícios versus plebeus, na Idade Média, servo versus senhor, e, finalmente, na era contemporânea, burguesia versus proletários. Ou seja, a história da humanidade é a história do antagonismo de classes, dos exploradores e dos explorados.

A frase que sintetiza o socialismo é:
“De cada um, segundo sua capacidade, a cada um segundo seu trabalho".
O Comunismo. Quando terminadas todas as transformações empreendidas pelo socialismo, o Estado deixará de existir e as classes sociais também. Na sociedade comunista não existirá explorado ou explorador, não haverá desigualdade social nem poder ou opressão de um indivíduo sobre o outro. Todas as profissões serão igualmente valorizadas, e todos contribuirão no que puderem nas tarefas dessa sociedade. Note que o comunismo é a etapa final, sendo o socialismo somente uma etapa necessária para empreende-lo.

A frase que sintetiza o comunismo é: "De cada um, segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades".
Algumas perguntas freqüentes: Se o comunismo é algo tão bom por quê falam tão mal dele? Simples, é necessário entender que essas ideologias contrárias ao comunismo são criadas pela mídia (conjunto dos meios de comunicação). Quem controla os meios de comunicação são os grandes empresários (burgueses), e é claro que para os burgueses não é interessante construir um mundo justo, comunista, mas sim perpetuar toda essa selvageria capitalista, pois ela lhes garante o poder e o dinheiro.

Um comentário:

Simone disse...

Solange percebe-se que foste em busca dos materiais para realizar a atividade. Espero que esta pesquisa tenha contribuído para descobrires algumas coisas novas sobre os pensadores Marx e Engels. Um abraço, Simone - Tutora ECS