abril 19, 2009

CooperAÇÃO/InterAÇÃO

Fiquei muitos anos fora das salas de aula (em casa cuidando dos filhos), mas quando voltei há doze anos aprendi a trabalhar com as crianças sentadas em grupos de quatro, cinco e até seis, dependendo do número total de alunos/alunas. Mesmo quando a colega do turno inverso não gostava de trabalhar assim, desfazendo os grupos, eu chegava mais cedo à escola e arrumava as classes diariamente sem me cansar, pois sabia que umas ajudavam as outras. Cada vez mais tinha certeza de que havia cooperAÇÃO entre elas. Hoje trabalhando com 1º ano não tenho mais esse estresse, pois a sala de aula é composta por mesinhas redondas e cadeiras pequenas, nos levando a trabalhar sempre em grupos, naturalmente.

Desta forma é muito fácil de perceber se há interAÇÃO/cooperAÇÃO, estamos todos presentes, mas e se este tipo de trabalho tiver que ser virtual?

Cometemos um grande equívoco ao analisar nosso PA Influência Musical, não deixando pistas de como havia se dado essa cooperAÇÃO entre o grupo.

Estamos tentanto reverter isto, mas fica aí um grande aprendizado para todas/todos nós: as pessoas não têm bola de cristal como diz a professora Bea, respondendo a um mail da colega Zinara: "Zi querida, a minha bola de cristal está fora do ar!"

Um comentário:

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Solange! Menina! Isto que contaste das classes, também acontecia comigo. Já fiz uma postagem sobre isso e adivinha quem foi lá comentar? rs Beijocas, Solange.