junho 27, 2010

Desenvolvimento moral x reflexões

Anomia, heteronomia e autonomia são as três fases do desenvolvimento moral, segundo Piaget.

Anomia: é a primeira fase, a fase pré-moral, natural da criança pequena, egocêntrica, onde as necessidades básicas determinam as normas de conduta e as atividades motoras são centradas na própria criança.

O indivíduo joga com ele mesmo.

Heteronomia: nessa fase a criança começa a perceber o outro, e perceber que a verdade e a decisão estão centradas no outro, partem do outro, no caso um adulto, a regra é exterior ao indivíduo.

Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas obediência.

Autonomia: aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais.

Para Piaget um dos principais objetivos da educação é a busca constante da construção da autonomia. Logo, as experiências escolares deveriam ser estruturadas na colaboração, cooperação e intercâmbio de pontos de vista, na caminhada conjunta para o conhecimento. Ele caracterizava "Autonomia como a capacidade de coordenação de diferentes perspectivas sociais com o pressuposto do respeito recíproco".

Uma tarefa difícil, mas não impossível...

Consegui, através das reflexões diárias propostas à turma, que todas as alunas e todos os alunos revissem sua postura no espaço escolar e, a partir daí, trabalhar de forma cooperativa no grande grupo. Pretendo continuar este trabalho até que todas as crianças consigam trabalhar em pequenos grupos, pois acredito que assim irei colher bons frutos no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem e também, no que diz respeito a tolerância e aceitação das diferenças (etnia, raça, gênero, classe social, religião...).

Nenhum comentário: