setembro 23, 2010

Analisando meu blog - Seminário Integrador I, II e III

Nos três primeiros semestres fiz referência a interdisciplina Seminário Integrador, porém as atividades não apareceram aqui no blog, pois como o nome bem diz ela é parte fundamental de todo o curso, integra todo o PEAD.

Seminário Integrador I - começamos aprendendo sobre a ferramenta blog, como criar as contas de e-mail, inserir imagens (nossas fotos); também aprendemos sobre wiki (atual pbworks) e sobre a plataforma que usamos para a publicação de todas as atividades desde o início até o final do curso, o Rooda.

Seminário Integrador II - a tecnologia ainda nos deixava apavoradas, eram muitas dúvidas e reclamações... Avaliação final do semestre, prova presencial.

Seminário Integrador III
- aprendemos sobre argumentos e evidências e escrita coletiva no pbworks.

Durante os eixos I, II e III as atividades do Seminário Integrador com as professoras Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena foram descritas no pbworks da interdisciplina com os acompanhamentos de nossos blogs e pbworks.

setembro 20, 2010

Analisando meu blog - Eixo III

No final do segundo semestre (eixo II) fiz uma postagem mensionando as interdisciplinas do eixo III pensando que seria um semestre maravilhoso e estava apostando nisso, pois teríamos aulas de Artes Visuais; Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem; Ludicidade e Educação; Música na Escola; Teatro e Educação e, como não poderia faltar, as atividades sempre prazeirosas do Seminário Integrador III. Não me decepcionei!!! Foi um semestre cheio de atividades onde aprendemos muito, como os outros, mas brincamos bastante e aprendemos a ensinar brincando.

Nas postagens apareceram muitas imagens de giffs animados, mas também filmagens e fotos com as atividades desenvolvidas com os meus alunos e as minhas alunas. Naquele semestre ganhei uma máquina fotográfica digital. Sempre a levo para a escola e me foi muito útil nestes semestres restantes do curso, inclusive para registrar as atividades de meu estágio supervisionado (eixo VIII).

Todas as interdisciplinas tiveram uma importância muito grande, pois aprendi a trabalhar com mais prazer e dar prazer às crianças. Uso sempre as brincadeiras aprendidas, o jeito de contar histórias, brincar por brincar, atividades com música, releituras (as crianças criam a partir de assuntos, temas ou de datas comemorativas).
Foi no terceiro semestre que mudei minha prática, além das brincadeiras que aprendi e que uso sempre, também faço com as crianças brincadeiras antigas, cantigas de roda, pular corda, passar anel... Cada dia que temos educação física, brincamos e nos divertimos muito!

setembro 13, 2010

Analisando meu blog - Eixo II


Como no vestibular 2006/2 em Pedagogia Anos Iniciais, especial para professores das redes públicas estadual e municipal em cinco polos (Alvorada, Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo e Três Cachoeiras) sobraram vagas, foi realizado novo vestibular em 2007/1 e uma colega de minha escola passou, naturalmente foi minha afilhada (os "bixos" tinham que ter madrinhas para lhes auxiliar com as ferramentas utilizadas neste curso, pois estavam um semestre atráz e não podiam ficar "atrasadas", não haverá mais turmas nestes moldes). Eu estava muito contente, pois teria uma colega de escola e de faculdade, mas minha alegria durou apenas uma semana. Ela ficou apavorada com a carga horária e desistiu. Felizmente ganhei outra afilhada a Tatiani Roland.

Neste segundo semestre (Eixo II) as postagens feitas por mim também eram recheadas de giffs animados e com comentários das tutoras do Polo, algumas destas postagem eram sobre meu estado de espírito, outras para as datas comemorativas, mas ao ler uma em especial fiquei pensando no que Rubem Alves escreveu e hoje muito mais do que naquela época entendi o que quis dizer sobre "Gaiolas e Asas". Quando entro no laboratório de informática da escola eu posso afirmar: amo o voo de meus alunos!

Neste semestre foram divididas as interdisciplinas e no início fizemos as atividades de Fundamentos da Alfabetização e Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I e estudamos como a criança e o adolescente aprendem e aprofundei meus conhecimentos acerca dos níveis de alfabetização.

Quando volto às postagens costumo ler os comentários e em alguns casos me emociono profundamente como no caso da postagem sobre a aula presencial opcional, quando a professora Beatriz Magdalena diz: "Já pensastes que prazer vais ter em reler esse espaço daqui há alguns anos?" Elas sabiam (professoras Bea e Iris) que nós voltaríamos a percorrer todo o blog, já tinham dito isto no primeiro semestre, mas eu não sabia que seria em todas as postagens e realmente é um prazer e uma emoção enormes...

Quem disse que adultos não brincam de roda? Na aula presencial de história (interdisciplinas Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica e Infâncias de 0 a 10 anos) voltamos a ser crianças, que maravilha!

Com este curso aprendi muito sobre tecnologia e utilizo tudo o que aprendo, pois como diz a Ivana (minha irmã e colega de PEAD) "amo de paixão" esta tal tecnologia. Coloquei vários vídeos dos meus alunos e das minhas alunas no youtube.com e em um deles recebi um comentário glorioso. Adorei!!!

setembro 04, 2010

Analisando meu blog - Eixo I

Algumas das postagens feitas por mim, no primeiro semestre do curso, eram poemas que retratavam meu estado de espíriro e também para me familiarizar com esta "nova" ferramenta que até então eu não sabia como funcionava, não conhecia.

Nos primeiros semestres (e até hoje eu gosto muito) adicionava muitas figuras (giff) animadas. Ficava maravilhada com esta tal tecnologia, pois o computador para mim servia apenas para fazer trabalhos de digitação e como não ficaria encantada com todos os recursos como inserir imagens, músicas, vídeos e fotos no blogger?
No primeiro semestre também eram frequentes as visitas de colegas, tutores e professoras para deixarem comentários de incentivo ou de retorno sobre a realização das atividades postadas no blog e lendo-as, fiz uma viagem no tempo...emocionantes!

Neste primeiro semestre foram postadas as atividad
es da interdisciplina ECS (Escola, Cultura e Sociedade), as quais eram publicadas na íntegra no pbworks da interdisciplina e em nossos blogs. Nesta mesma interdisciplina também algumas atividades eram postadas com o propósito de visitarmos colegas dos outros polos (Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo e Três Cachoeiras) para comentar em suas postagens e receber seus comentários.

Quando iniciamos as atividades a primeira postagem era de uma atividade conjunta das interdisciplinas Escola, Cultura e Sociedade e Escola Projeto Pedagógico e Currículo (ECS/EPPC), onde o tema proposto era: Quem sou eu, onde vivo e trabalho. Por que me tornei professor@? Como vivencio hoje o ser professora/professor? Tenho ousadia para... Tenho medo de... Quero dialogar sobre...Nesta atividade escrevi minha história - minha trajetória.

A postagem da disciplina Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação faz referência a uma atividade onde deveríamos pesquisar dois blogs educacionais. Nesta atividade fiz referência a um trabalho conjunto entre aluno e professor no ambiente informatizado, onde infelizmente não pude estar ao longo do curso e em meu estágio supervisionado, pois não havia laboratório de informática na escola onde trabalho. Somente agora, no nono semestre, que estou levando meus alunos e minhas alunas a construírem esta prática tão almejada por mim durante todo o curso, pois houve boa vontade da direção atual e, finalmente, liberou aos usos dos sujeitos mais importantes dentro de uma instituição escolar.

setembro 01, 2010

Retrospectiva...

Atividade da Interdisciplina Seminário Integrador IX - durante todo o semestre...

Fazer uma postagem reflexiva semanal tendo como meta:

  • Rever o processo histórico das suas aprendizagens, através do estudo das postagens realizadas ao longo do curso.
  • Identificar competências desenvolvidas neste (per)curso e seus reflexos nas práticas pedagógicas e no seu estágio.
  • Estabelecer redes de relações entre os conceitos presentes nas diferentes postagens e nas interdisciplinas, que marcaram os propósitos teóricos-práticos do curso, daquele período.
Prazos das análises sobre as postagens registradas no blog:
  • setembro - eixos I, II e III;
  • outubro - eixos IV, V e VI;
  • novembro - eixos VII e VIII;
  • dezembro - postagem única com as considerações finais sobre o processo desenvolvido no blog/portfólio.